iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/07 - 14:38

Europeu Sub-19: Grupo B
Saiba como se prepararam Grécia, Inglaterra, Itália e Rep. Tcheca

Trivela.com

GRUPO B

Grécia

Comandada pelo artilheiro Konstantinos Mitroglou, atualmente no Olympiakos, a Seleção Grega foi a zebra da temporada passada e terminou a fase final do Europeu sub-19 com o vice-campeonato, perdendo a decisão para os espanhóis. Para este ano, as perspectivas são ainda melhores.

A expectativa é alta porque duas das principais peças daquela equipe continuam no elenco. O forte meia Giannis Papadopoulos, contratado pelo Olympiakos após se destacar do Iraklis Thessaloniki, e o badalado meia-atacante Sotiris Ninis (Panathinaikos), considerado a maior revelação da década do futebol do país e que chegou a figurar na lista de pré-convocados para a Eurocopa adulta.

Além dos remanescentes da campanha anterior, a Grécia viu o seu ataque ganhar dois bons reforços para suprir Mitroglou. Michalis Pavlis, do AEK Atenas, que já tem até mesmo partida da Champions League em seu currículo é o homem que atua pelos lados do campo, mas que também sabe finalizar, e Lefteris Marsoukas, da geração /90 do Olympiakos, atua mais dentro da área.

Nas fases preliminares do continental, os gregos comandados por Alexandros Alexiou passaram por seleções fortes, como Holanda e Rússia, que foi campeã sub-17 com essa geração há dois anos. O único tropeço foi a derrota para a Moldova na primeira rodada da Elite Round. Por mais bizarro que tenha sido o resultado, ele serviu para mostrar que os helênicos têm poder de recuperação, pois se reabilitaram da derrota e encerraram a chave na primeira colocação.

Técnico: Alexandros Alexiou

Artilheiro: Michalis Pavlis (MA, AEK Atenas) – 6 gols

Campanha: 4v, 1e, 1d, 14GP e 7GC

Títulos: 0

Na temporada passada: Vice-campeã

Inglaterra

Para um país que não conseguiu se classificar para a Eurocopa, a ida para a fase final do continental sub-19 pode ser considerada um alento e uma mostra de que, se a seleção adulta tropeça e coleciona fracassos, pelo menos as categorias de base vão bem, dando à Inglaterra a perspectiva de futuro de bons resultados.

Os ingleses não apenas chegaram à República Tcheca, como passaram pelas eliminatórias com a segunda melhor campanha. O time, então comandado Brian Eastick (recém-substituído por Noel Blake), só não venceu um dos seis jogos que disputou – já classificado, empatou sem gols com a Bielorússia, na última rodada da Elite Round.

O grande destaque da campanha inglesa neste Europeu Sub-19 é a sua defesa, vazada apenas duas vezes. Três promissores nomes se revezaram como zagueiros de área, Cieran Clark (Aston Villa), James Tomkins (West Ham) e Krystian Pearce (Birmingham), um dos melhores atletas da posição no último Mundial sub-17.

No setor ofensivo, a grande esperança é Freddie Sears. O atacante apareceu com força na segunda metade da temporada inglesa, marcando um gol logo em sua estréia pela equipe principal do West Ham. Scott Sinclair (ex-Chelsea) ajuda o garoto, carregando a bola até o ataque.

Técnico: Noel Blake

Artilheiro: Tope Obadeyi (A, Bolton) – 4 gols

Campanha: 5v, 1e, 17GP e 2GC

Títulos: 1 (1993)

Na temporada passada: eliminada na Elite Round

Itália

Raras vezes a Itália chega a uma competição de base com um time tão forte e quase nunca, em uma condição tão destacada. Dona da melhor campanha das eliminatórias (foram seis vitórias em seis jogos), a equipe do técnico Francesco Rocca é, ao lado da Espanha, a favorita para vencer o Europeu.

Título que seria apenas o segundo da história do país na categoria sub-19. Apenas a geração /84, de Chiellini, Aquilani, Palladino e Pazzini, conquistou essa façanha anteriormente. Muito pouco para quem tem o futebol mais vitorioso do continente e se orgulha dessa marca.

Nesta Seleção Italiana, não faltam nomes que já estrearam na Serie A do Calcio. E muitos deles, inclusive, atuando por equipes grandes, algo raro para jovens do país. A forte defesa, vazada apenas duas vezes na campanha, é comandada por Matteo Darmian, do Milan. Os rossoneri têm ainda o atacante Alberto Paloschi, revelação da última temporada, que atua ao lado do romanista Stefano Okaka Chuka.

Mas o nome da maior talento da equipe está na ligação entre o meio-campo e o ataque e atende pelo nome de Fernando Forestieri. Um ano mais novo do que a maioria dos integrantes do elenco, o ítalo-argentino foi titular do Siena durante boa parte da última temporada e mostrou porque, no passado, foi motivo de briga entre Boca Juniors e Genoa.

Técnico: Francesco Rocca

Artilheiro: Andrea Mazzarani (M, Cisco Roma) – 3 gols

Campanha: 6v, 14GP e 2 GC

Títulos: 1 (2003)

Na temporada passada: eliminada na Elite Round

República Tcheca

A safra que foi vice-campeã européia sub-17 há dois anos, após perder a final para a Rússia, está de volta e agora tem a vantagem de poder disputar o continental Sub-19 em casa, com o apoio de sua torcida.

Torcida que terá que vibrar muito para empurrar a geração /89, que nitidamente evoluiu pouco em comparação a de outros países, como Espanha e Itália, desde que o Europeu Sub-17 de 2006 foi disputado.

A força dos tchecos está concentrada em um sólido sistema defensivo. Ondrej Mazuch, que se transferiu do Brno (onde tinha feito apenas 27 jogos) para a Fiorentina na temporada passada por 2,8 milhões de euros terá a companhia de Jan Polak, do Slovan Liberek, que integrou a seleção européia na Meridian Cup do ano passado. À frente deles, como cão de guarda, atua Jan Hable, outro talento pinçado pela Fiorentina na República Tcheca.

Na frente, há apenas um nome de digno de maior atenção. Trata-se de Tomás Necid, formado pelo Slavia Praga, mas que disputou a última temporada local pelo Jablonec 97. Camisa 10 na campanha sub-17, ele tinha a companhia de Tomás Pekhart, atualmente no Chelsea, que concluía suas jogadas. Agora, terá que resolver tudo sozinho.

Técnico: Jakub Kovalil

Artilheiro: não participou das fases anteriores

Campanha: não participou das fases anteriores

Títulos: nenhum

Na temporada passada: eliminada na Elite Round

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias