iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/07 - 18:18

Ceará vence clássico, se aproxima do G-4 e deixa rival na degola

Com a vitória, Vovô assume a quinta colocação e joga o rival para a 18ª

Gazeta Esportiva

FORTALEZA - Os torcedores do Ceará tiveram uma tarde perfeita neste sábado. No clássico contra o Fortaleza pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, os alvinegros venceram por 1 a 0 em jogo que teve um pênalti desperdiçado pelo arqui-rival.

Triunfo que deixa o Vovô em quinto lugar, com 18 pontos, dois abaixo da zona de acesso à primeira divisão, enquanto o Tricolor amarga a zona de rebaixamento, na 18ª colocação com dez pontos.

O gol que garantiu a alegria de parte da torcida que compareceu no Castelão foi assinalado em bela jogada concluída por Vavá, aos 16 minutos do segundo tempo, colocando justiça no placar para a equipe que foi mais incisiva. Aos 28 da etapa final, contudo, o Fortaleza pôde empatar, mas Raul bateu pênalti muito mal, longe da meta de Adilson.

O jogo – Motivado por ter melhor campanha que o rival, o Ceará dominou as ações ofensivas do clássico desde os primeiros minutos. Com jogadas de velocidade, abusando do ataque pelos lados, os comandados de Lula Pereira assustavam a defesa do Fortaleza.

O gol cearense só não saiu no primeiro tempo porque o goleiro Tiago Cardoso estava bem na saída do seu gol, evitando que os cruzamentos encontrassem um atacante do Vovô. Quando o arqueiro deixava passar, os tricolores, acuados, cortavam de qualquer maneira o perigo de sua área.

Mesmo com a postura mais defensiva, foi o Fortaleza quem protagonizou o primeiro lance de real perigo. Aos 15 minutos, Raul, única válvula de escape do time de Luiz Carlos Barbieri, cobrou falta que acertou o travessão de Adilson. A chance acordou sua equipe, mas os alvinegros logo retomaram o domínio.

E a resposta não demorou a acontecer. Aos 22 minutos, Dedé acertou cruzamento que encontrou a cabeça de Vavá. O atacante cabeceou com força mas Tiago Cardoso, desta vez debaixo das traves, fez ótima defesa para evitar a abertura do placar no Castelão. Até o intervalo, o camisa 1 do Fortaleza continuou a trabalhar bastante para manter o 0 a 0 no marcador.

No segundo tempo, o panorama não mudou. E o Ceará finalmente chegou ao gol, mas não nos cruzamentos que tanto insistiu nos primeiros 45 minutos. Jogada tramada no meio-campo aos 16 minutos encontrou Vavá, que ajeitou na entrada da área e chutou no canto de Tiago Cardoso. Festa alvinegra no Castelão.

Mesmo em vantagem, o time de Lula Pereira continuava mais incisivo, trocando passes e sempre rondado a área rival. Porém, em um vacilo, quase pôs tudo a perder. Osvaldo puxou o ataque pela esquerda e foi derrubado na área. Pênalti, que Raul fez com que a torcida rival de seu Fortaleza voltasse a comemorar batendo muito mal, por cima do gol.

A chance desperdiçada enervou ainda mais os comandados de Barbieri, que não conseguiam se organizar para chegar à frente e lutar pelo empate. A afobação tricolor contrastava à tranqüilidade e bom toque de bola do Vovô, que criaram melhores oportunidade. Mas a vitória por 1 a 0 já era mais do que suficiente.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 0 FORTALEZA

Local: Estádio do Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 12 de julho de 2008, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza e Manuel Márcio Bezerra Torres (ambos de CE)
Cartões amarelos: Cleisson, Dedé, Luís Carlos, Chicão e André Rancharia (Ceará); Vítor, Rogério, Juninho, Raul e Gilberto Matuto (Fortaleza)

Gol: CEARÁ: Vavá, aos 16 minutos do segundo tempo

CEARÁ: Adilson; Dedé, André Rancharia, Dezinho e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Cleisson e Marcos Paraná (Ciel); Vavá (Luciano) e Luís Carlos
Técnico: Lula Pereira

FORTALEZA: Tiago Cardoso; Gilberto Matuto (Lúcio), Vítor, Juninho e Eusébio; Erandir, Rogério, Raul e Mazinho Lima (Osvaldo); Taílson (Guto) e Léo Jaime
Técnico: Luis Carlos Barbieri.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias