iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/07 - 11:33

Objetivo do Bayer Leverkusen: Europa
Bayer Leverkusen concentra-se na Bundesliga, mas quer mesmo voltar a disputar competições continentais

Trivela.com

LEVERKUSEN (Alemanha) - Para um clube com mais de 100 anos que em sua história recente já comemorou o título da Copa Uefa e ainda esteve muito próximo da conquista de uma Liga dos Campeões, não alcançar a classificação para uma competição continental importante é motivo para considerar a temporada como fracasso.

Foi com tal sentimento que o Bayer Leverkusen encerrou sua participação na última edição da Bundesliga. A sétima colocação na tabela deixou a equipe fora da Copa Uefa. O que causou um princípio de crise no clube.

A solução de emergência foi a mudança no comando do time. Logo após o fim da temporada o técnico Bruno Labbadia assumiu a vaga de Mikael Skibbe. Porém, os reforços esperados pelo novo treinador chegam lentamente, o atacante da seleção nacional e ex-capitão do Colônia Patrick Helmes e a recém anunciada contratação do meio-campo brasileiro Renato Augusto são os principais nomes que chegaram ao clube até o momento.

Um outro ponto importante para o rendimento da equipe neste inicio de temporada é o retorno de Bernd Schneider, que não deve demorar. O jogador, que acompanhou a seleção alemã durante a Eurocopa mesmo sem poder entrar em campo, foi operado no final de abril e sua recuperação segue como o planejado, Schneider começará nos próximos dias um trabalho físico individual monitorado de perto por Labbadia.

Mas o principal ponto positivo para a equipe pode estar fora do elenco. Mesmo em reconstrução, o clube não abriu mão de jogar em sua casa. Na primeira parte da temporada o Bayer mandará seus jogos na BayArena, na outra metade, passará a jogar na arena em Düsseldorf. A capacidade do estádio que atualmente é de 22.500 lugares será ampliada para 30 mil.

Ao observar o início da preparação do Leverkusen para a temporada 2008/9 fica difícil atribuir qualquer favoritismo em relação ao título da Bundesliga, jamais conquistado pelo clube, mas se o objetivo é retornar ao cenário europeu, isso sim é uma meta real.

Emoção mais barata

Cansados dos altos valores cobrados pelos ingressos da Premier League, mas sem deixar a paixão pelo futebol de lado, um número crescente de torcedores ingleses se organizam para viajar e acompanhar jogos da Bundesliga.

Além dos ingressos com precos muito mais baratos para as partidas, alguns torcedores ainda ressaltam a economia com a cerveja e a forma como a torcida comporta-se, bem diferente do atual excesso de 'formalidade' dos estádios ingleses.

Um fenômeno curioso que prova que para muita gente, vale a pena trocar o status de acompanhar estrelas mundiais em campo pelo prazer de ver o lado simples, descontraído e competitivo do futebol.

Copa da Alemanha

A primeira rodada da Copa da Alemanha já está definida. Os confrontos acontecem entre o dia 07 e 10 de agosto:

Eintracht Nordhorn x Werder Bremen, SV Niederauerbach x Colônia, FC 08 Homburg x Schalke 04, SC Pfullendorf x Eintracht Frankfurt, SpVgg Ansbach x Karlsruher, ASV Bergedorf 85 x Duisburg, Tennis Borussia Berlin x Energie Cottbus, SpVgg Unterhaching x Freiburg, FC Carl Zeiss Jena x Kaiserslautern, Holstein Kiel x Hansa Rostock, SV Babelsberg 03 x Mainz 05, Rot-Weiß Erfurt x Bayern de Munique, Preußen Münster x Bochum, FC Oberneuland x TuS Koblenz, Erzgebirge Aue x St. Pauli, RW Oberhausen x Bayer Leverkusen, Rot-Weiss Essen x Borussia Dortmund, Hallescher FC x Hannover 96, ASV Durlach x Arminia Bielefeld, TSG Neustrelitz x 1860 Munique, SV Darmstadt 98 x SV Wehen Wiesbaden, VfB Fichte Bielefeld x Borussia M'gladbach, Kickers Offenbach x SpVgg Greuther Fürth, FSV Frankfurt x VfL Osnabrück, Eintracht Trier x Hertha Berlin, SC Paderborn 07 x FC Augsburg, Chemnitzer FC x 1899 Hoffenheim, FC Hansa Lüneburg x Stuttgart, Rot-Weiss Ahlen x Nuremberg, FC Wegberg-Beeck x Alemannia Aachen, 1. FC Heidenheim x Wolfsburg, FC Ingolstadt 04 x Hamburgo.

Bom começo

Se os jogos de preparação do Wolfsburg servem como uma prévia do que vem por aí, as perspectivas não podem ser melhores. Ainda mais reforçado para a disputa da Bundesliga 2008/9, o time do técnico Felix Magath, que já mostrou um rendimento ascendente na última temporada, conquistou a quinta vitória em um jogo-treino contra o Bezirksoberligisten VfB Fallersleben. Foram 11 gols marcados. Mahir Saglik, Grafite, Sergiu Radu e Alexander Esswein marcaram dois, Jacek Krzynowek e Isaac Boakye também balançaram as redes.

Já o Colônia, em sua terceira partida de preparação, desta vez, contra o MSK, sofreu sua primeira derrota. Nos outros dois amistosos, os comandados por Christoph Daum venceram o Rapid Viena e empataram com o Austria Kärnten.

Os problemas já aparecem

A temporada 2008/9 ainda não começou, mas o técnico Fred Rutten, que fez sua estréia pelo Schalke, já tem que resolver problemas. O goleiro Manuel Neuer, com uma fratura no pé sofrida durante o amistoso contra oSpVgg Erkenschwick, desfalcará a equipe nas primeiras rodadas da Bundesliga e também durante a fase classificatória da Liga dos Campeões.

Além do goleiro Neuer, Peter Løvenkrands também deixou a partida com dores no tornozelo.

Fim de papo

Ivica Olic encerrou as especulações e afirmou que permanecerá no Hamburgo até o final de seu contrato, em julho de 2009. Já Rafael van der Vaart continua como alvo preferido dos boatos de transferências, desta vez, o Real Madrid é o possível destino do holandês.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo