iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/07 - 11:43

Dinheiro muito bem utilizado
Dinamo Zagreb faz bom uso do dinheiro da venda de Modric e traz bons reforços para a temporada na Croácia

Trivela.com

ZAGREB (Croácia) - Na pré-temporada, o Dinamo Zagreb faturou cerca de € 29 milhões com as negociações de Luka Modric com o Tottenham-ING e Ognjen Vukojevic com o Dynamo Kiev-UCR. Somente o primeiro rendeu aos cofres do clube croata € 21 milhões. Porém, dadas as muitas dificuldades enfrentadas pelas equipes do Leste Europeu, essa dinheirama toda não pode e não será usada somente em reforços, mas, mesmo assim, o Dinamo agiu bem no mercado.

A equipe, atual campeã croata e da Copa da Croácia, está garantida na primeira fase preliminar da Liga dos Campeões, onde enfrenta o fraco Linfield, da Irlanda (na sequência pega o vencedor de Dudelange-LUX x Domzale-ESL). E as pretensões da diretoria são de avançar na competição.

Para tanto, o clube buscou na América do Sul seus principais reforços. Da Universidad do Chile veio o meia Pedro Morales, de 23 anos, que assinou um contrato de cinco anos com a equipe. Ele chega com status de craque e grande apoio do técnico Branko Ivankovic. “Obviamente ele é um grande jogador. Morales é a melhor contratação recente do Dinamo”, afirmou o treinador.

Além dele, o Dinamo Zagreb também buscou na Argentina dois outros reforços: o meia Guillermo Suárez, também de 23 anos, ex-Tigres, e o jovem lateral-esquerdo Luis Ezequiel Ibañez, de 19 anos, que pertencia ao Boca Juniors. Os três atletas se adequam perfeitamente à política do clube de investir em jovens talentos, que certamente renderão resultados em campo e no banco para o Dinamo.

Eles se juntam aos outros cinco estrangeiros do elenco do Dinamo: os brasileiros Etto, Sammir e Carlos, o marfinês Frank Guela e o camaronês Mathias Chago.

Na teoria, o time está bem mais fraco do que na última temporada. Afinal, perder dois jogadores como Modric e Vukojevic não é fácil. Mas, dependendo do trabalho de Ivankovic e da adaptação dos reforços, principalmente Pedro Morales, o Dinamo pode surpreender.

Colegiado tcheco

A escolha do novo treinado da República Tcheca se dará de forma bem democrática dentro da Associação Tcheca de Futebol (CMFS). No próximo dia 17 de julho, um comitê da entidade, formado por 13 pessoas, irá escolher entre três nomes para assumir o cargo.

Na lista estão Petr Rada (técnico do Teplice), Jozef Chovanec (diretor do Sparta Praga) e Klaus Toppmoller (alemão, ex-técnico da Geórgia). Um deles será o escolhido do colegiado. De acordo com informações obtidas por agências de notícias tchecas, Chovanec tem a maioria dos votos.

Como jogador, Chovanec fez sucesso nos anos 80 e 90 defendendo Sparta Praga e PSV Eindhoven-HOL. Pela seleção nacional, atuou entre 1984 e 92, tendo marcado quatro gols em 52 jogos.

A carreira como treinador começou no próprio Sparta, em 1997. No ano seguinte assumiu a Seleção Tcheca e permaneceu até 2001 no cargo. Depois ainda teve passagens por Kuban-RUS e Marila Príbram, antes de assumir um posto na atual diretoria do Sparta Praga.

Competições européias

Foram definidas as primeiras rodadas preliminares da Liga dos Campeões e Copa Uefa temporada 2008/09, para alegria das equipes do Leste Europeu. Além disso, a Intertoto já começou. Confira abaixo a agenda dos times.

Liga dos Campeões – primeira fase preliminar (ida: 15/16 de julho e volta: 22/23 de julho)

1. Linfield (Irlanda do Norte) x Dinamo Zagreb (Croácia)

2. Valetta (Malta) x Artmedia Petrzalka (Eslováquia)

3. Dinamo Tbilisi (Geórgia) x NSÍ Runavík (Ilhas Faroe)

8. Inter Baku (Azerbaijão) x Rabotnicki (Macedônia)

9. Tampere United (Finlândia) x Buducnost Podgorica (Montenegro)

10. Dudelange (Luxemburgo) x Domzale (Eslovênia)

11. Dinamo Tirana (Albânia) x Modrica (Bósnia)

Copa Uefa – Primeira fase preliminar (ida: 17/julho e volta: 31/julho)

Gyori ETO (Hungria) x Zestafoni (Geórgia)

Dacia Chisinau (Moldávia) x Borac (Sérvia)

Khazar Lenkoran (Azerbaijão) x Lech Poznan (Polônia)

Legia Varsóvia (Polônia) x Gomel (Belarus)

Spartak Trvana (Eslováquia) x WIT Georgia (Geórgia)

MTZ-RIPO Minsk (Belarus) x Zilina (Eslováquia)

Shakhtyor Karagandy (Cazaquistão) x Debrecen (Hungria)

Olimpik Baku (Azerbaijão) x Vojvodina (Sérvia)

Cherno More Varna (Bulgária) x Sant Julià (Andorra)

Pelister (Macedônia) x APOEL Nicosia (Chipre)

Vaduz (Liechtenstein) x Zrinjski (Bósnia)

Siroki Brijeg (Bósnia) x Partizani (Albânia)

Hapoel Ironi Kiryat (Israel) x Mogren (Montenegro)

Koper (Eslovênia) x Vllaznia (Albânia)

IB Ljubljana (Eslovênia) x Zeta (Montenegro)

Hajduk Split (Croácia) x Birkirkara (Malta)

Milano (Macedônia) x Omonia (Chipre)

Marsaxlokk (Malta) x Slaven Koprivnica (Croácia)

Copa Intertoto – segunda fase (ida 5 e 6 de julho)

Teplice (TCH) 1x3 Budapest Honvéd (HUN)

Chernomorets (BUL) 1x1 Nova Gorica (ESL)

Germinal Beerschot (BEL) 1x1 Neftchi (ALB)

OFK Belgrad (SER) 1x0 Panionios (GRE)

Renova (MAC) 1x2 Bnei Sachnin (ISR)

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo