iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/07 - 00:45

Com novidades, Santos e Grêmio travam duelo na Vila Belmiro

O time da Vila promete a estréia do meia Michael e o Grêmio conta com Bruno Teles, Léo e Pereira para o jogo desta noite

Gazeta Esportiva

SANTOS - Santos e Grêmio jogam pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, às 21h45, na Vila Belmiro, e fazem um duelo com muitas novidades nas equipes que entram em campo. O Peixe, com esquema tático novo, promove a estréia do meia Michael e aposta no alçapão da Vila Belmiro, para quebrar a série de sete jogos sem vitórias no Brasileirão.

Já o Grêmio, com retorno de três jogadores, faz excelente campanha e continua no G-4 da competição. A equipe gaúcha, no entanto, tropeçou na última rodada diante do Botafogo. 

Ocupando a 18ª colocação da tabela, o Alvinegro praiano estacionou nos seis pontos ganhos e vê a pressão aumentar a cada dia. Já se fala até – em caso de derrota frente ao Tricolor gaúcho – na saída do técnico Cuca. Isto principalmente porque o Peixe não derrota um adversário desde o dia 22 de maio, há 47 dias, quando bateu o América do México por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida que causou eliminação do time na Copa Libertadores 2008.

No Brasileirão o jejum é maior: em nove jogos, a equipe santista triunfou apenas uma vez, na época sob o comando de Emerson Leão. O técnico Cuca, porém, confia na força da Vila Belmiro, e acredita que, nas partidas em casa, o Santos irá fazer as pazes com a vitória.

“Temos, agora, dois jogos em casa e seis pontos para conquistar e melhorar as condições do time na tabela. Temos chances de conseguir isso. Se jogarmos da mesma forma que fizemos em Curitiba e convertemos em gols as nossas chances, podemos vencer o Grêmio e o Botafogo”, disse Cuca, confiante na reabilitação e menosprezando a zona do rebaixamento. “Eu fico triste com a questão do rebaixamento, mas não desesperado, principalmente porque vejo a evolução da equipe”, emendou o treinador.

Dentro das quatro linhas, Cuca preparou um time diferente e com muitas novidades. A principal delas será a primeira partida do meia Michael com a camisa alvinegra. O jogador conseguiu liberação na Justiça do Trabalho, e depois teve seu nome inscrito no Boletim Informativo Diário o (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No último coletivo, realizado na manhã desta terça-feira, Cuca abandonou o esquema 3-5-2 para utilizar a formação 3-4-3, mas sem o zagueiro Domingos que atuou no time reserva.

Assim, Marcelo e Fabão, e Rodrigo Souto formam o sistema defensivo, Souto, porém, jogará de líbero. Desta forma Adriano segue como volante. Apodi e Michael treinaram abertos pelas alas, com Kléber armando as jogadas. No ataque, os escolhidos foram Kléber Pereira fixo na área, Tiago Luís mais recuado e Maykon Leite caindo pelas pontas.

O técnico Celso Roth tem três reforços, para surpreender o Peixe na Vila Belmiro: o lateral-esquerdo Bruno Teles, os zagueiros Léo e Pereira estão liberados para jogar. Com isso, o Grêmio deverá ter um setor defensivo bastante modificado contra o Santos.

Segundo o treinador, o mês de julho é decisivo para o Tricolor, principalmente depois da saída do armador das jogadas da equipe, o meia Roger, que se transferiu para o Catar Sports Club. Roth prefere esperar para anunciar o substituto para o meio-campo do time.

“Logo de cara, tivemos a saída do atleta que estava articulando o time. Azar nosso. Eu acho que temos algumas alternativas dentro do grupo. O que precisamos é encontrar uma nova maneira de jogar. E isso acontece em um momento que o campeonato começa a ter rodadas no meio de semana. Vai ser muito mais na conversa do que nos treinos”, explicou Roth, que, em breve, ganhará o reforço do meia Souza, ex São Paulo.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS X GRÊMIO

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 09 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)

SANTOS: Fábio Costa; Marcelo e Fabão e Rodrigo Souto; Apodi, Adriano, Kleber e Michael; Tiago Luis, Maykon Leite e Kléber Pereira
Técnico: Cuca

GRÊMIO: Victor; Léo, Jean (Pereira) e Réver; Paulo Sérgio, Willian Magrão, Rafael Carioca, Rudnei, (Rodrigo Mendes) e Bruno Teles; (Marcel) Perea
Técnico: Celso Roth


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo