iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/06 - 09:21

No meio da tabela, Figueirense e Atlético-MG medem forças em SC
O Figueirense recebe o Atlético-MG neste domingo, às 16 horas (de Brasília), numa partida que pode ser marcante para a seqüência das duas equipes no Brasileirão. O time da Santa Catarina está em 14º com oito pontos, enquanto a equipe mineira é 10ª, com nove.

Gazeta Esportiva

Quem perder pode se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento. Já o vencedor fica firme na área de classificação à Sul-Americana.

O Figueirense tem estatísticas alarmantes em seu setor defensivo. A equipe já sofreu 19 gols na competição, seis a mais que Ipatinga e Santos, que aparecem na seqüência. No entanto, o mau desempenho ocorre principalmente fora do Orlando Scarpelli. Fora de casa, foram 17 gols sofridos em quatro jogos, contra dois gols em três partidas no seu estádio.

Às vésperas da oitava rodada, a diretoria anunciou o terceiro treinador diferente da equipe somente no Campeonato Brasileiro. Para o volante Diogo, a contratação de PC Gusmão para o lugar de Guilherme Macuglia fez bem aos jogadores. “A chegada dele mudou o ambiente, o astral dos jogadores está diferente. Acho que o clube tem consciência do que deve fazer para evoluir no campeonato”, revelou.

O novo treinador chegou pregando trabalho a longo prazo. “O Brasileiro, principalmente em se tratando de um campeonato por pontos corridos, às vezes apresenta algumas surpresas, agradáveis ou desagradáveis. Algumas equipes arrancam bem, saem na frente, mas na seqüência nem sempre têm o fôlego necessário para a chegada. Outras não começam tão bem, mas têm uma seqüência melhor, porque é um campeonato longo que permite reformular”, afirmou, esperançoso na recuperação.

Nos primeiros treinos, PC Gusmão apenas observou os novos comandados e ainda não chegou a mostrar um esboço do time que vem a campo no domingo. Podem aparecer como novidades o volante Leandro Makelelê, liberado pelos médicos, e o atacante Ricardinho, contratado junto ao Jeju United, da Coréia do Sul.

Já no alvinegro de Minas, o treinador é Alexandre Gallo, que começou o campeonato justamente no Figueirense. Ainda assim, o técnico não acredita que o conhecimento que ele acumula do adversário possa ser útil no domingo.

“Acho que é uma equipe que tem boas condições, mas não posso falar mais do que isso porque não estou mais lá e não sei qual é a real condição. Mas a gente sabe que não vai ter vida fácil e será mais um jogo difícil dentro da competição”, desconversou o comandante.

Para esta partida, mais um ex-Figueirense pode aparecer do lado atleticano. César Prates foi contratado a pedido do treinador e pode estrear na próxima rodada. Para esta partida, o experiente lateral deve aparecer jogando pela esquerda, ao invés da posição à qual está mais acostumado, que é na direita.

Ao contrário de seu treinador, César Prates acredita que vai tirar proveito da relação de proximidade com o Figueirense. “Não só o conhecimento que eu tenho como também o que a nossa comissão técnica possui, já que o Gallo dirigia o Figueirense. Espero que esse conhecimento nos ajude a sair com três pontos porque o time deles está buscando resultado e vai ser um jogo muito difícil”, disse.

O Atlético-MG tem na tabela do campeonato mais um incentivo para somar pontos já na próxima partida. Depois deste jogo, o time enfrentará na seqüência três dos favoritos ao título: Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, todos no Mineirão.

Justamente por isto, Eduardo quer que o time some pontos de uma vez. “Uma vitória contra o Figueirense pode representar contra o Palmeiras um estádio cheio. Contra o Palmeiras, o Flamengo e o Cruzeiro serão jogos importantes e a torcida estando do nosso lado vai ser muito melhor”, lembra o atacante.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X ATLÉTICO-MG


Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 29 de junho de 2008, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa / PR)
Assistentes: Aparecido Donizetti Santana (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)

FIGUEIRENSE: Wilson; Anderson Luís, Bruno Aguiar, Asprilla e Leandro Soares; Magal (Leandro Makelelê), Diogo, Clayton Xavier e Ramon; Tadeu (Ricardinho) e Wellington Amorim.
Técnico: Paulo César Gusmão

ATLÉTICO-MG: Edson; Coelho, Leandro Almeida, Vinícius e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Renan e Petkovic; Danilinho e Eduardo.
Técnico: Alexandre Gallo

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo