iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/06 - 07:24

Roberto Dinamite é eleito novo presidente do Vasco
Em uma eleição tensa e tumultuada, o maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, foi eleito novo presidente do clube, acabando com a era Eurico Miranda. Ele obteve 140 votos contra 103 de Amadeu Pinto da Rocha, candidato da situação indicado por Eurico, na reunião do Conselho Deliberativo, realizada na sede náutica do Vasco, na Lagoa.

Agência Estado

A sessão começou às 20 horas de ontem e terminou nesta madrugada, por volta das 2h40.

Antes mesmo do final da votação, Eurico Miranda assumiu a derrota e entregou os pontos. "Estou no Vasco até o dia 1º de julho. Depois não serei mais presidente", admitiu. Amadeu Pinto da Rocha deixou a sede náutica antes do começo da apuração dos votos. Bastante cumprimentado, Roberto Dinamite prometeu um Vasco forte e com boa relação com as pessoas e a imprensa. "O Vasco tem de ser campeão não só em campo", declarou o maior artilheiro da história do clube, com 708 gols, demonstrando euforia e emoção. A oposição entende que Eurico estava na presidência de forma interina - o pleito vencido pelo ex-deputado em novembro de 2006 foi anulado pela Justiça por fraudes no processo - e, por isso, Dinamite iniciará um novo mandato para o próximo triênio. A oposição discorda. Acha que o mandato de Dinamite deve terminar no final do ano que vem.

Sobraram polêmicas, acusações e discussões na reunião do conselho. A oposição foi acusada de fazer ligação clandestina de luz para acender um letreiro de propaganda da chapa de Dinamite em frente ao local de votação. Uma discussão sobre quais sócios beneméritos têm direito a voto causou tumulto e paralisou a eleição por 40 minutos. Além disso, integrantes das chapas da situação e da oposição quase se agrediram. Diante desse clima tenso, alguns conselheiros mais idosos tiveram de receber atendimento médico porque passaram mal. Representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Ministério Público, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fiscalizaram o pleito.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo