iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/06 - 14:29

Vasco escolhe seu presidente nesta sexta-feira
Será conhecido na noite desta sexta-feira, ou talvez no início da madrugada de sábado, o novo presidente do Vasco. A eleição está prevista para começar às 20 horas (de Brasília) na sede náutica do clube, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva

Vitorioso no pleito junto aos sócios, realizado no sábado passado, o ex-jogador Roberto Dinamite é o grande favorito.

Pelo estatuto do clube, nesta sexta-feira, 150 conselheiros natos se juntarão aos 150 indicados após o pleito de sábado. Destes, 120 foram indicados por Roberto Dinamite e 30 pela chapa da situação, que terá como candidato Amadeu Pinto da Rocha. Dessa forma, além dos 120 que formam a sua chapa, Roberto vai precisar de 31 votos dos conselheiros natos para se garantir na presidência do Cruzmaltino.

“Não tenho dúvidas de que os conselheiros natos do Vasco sabem que o clube precisa mudar a sua forma de atuação política, respirar novos ares e ter uma administração vitoriosa. O Vasco é um grande clube e não pode ficar tanto tempo assim sem brigar pelos títulos. A nossa principal meta é fazer um Vasco forte, campeão, competitivo e cumpridor das suas obrigações”, afirmou Dinamite.

Apesar de saber que a sua situação é difícil, Amadeu vem fazendo campanha por meio da imprensa e tentando adotar um discurso otimista. A grande aposta dele é ser o nome de Eurico Miranda, atual presidente e mais expressiva figura política do Vasco nos últimos 20 anos.

“Estou conclamando todos os conselheiros natos para que compareçam. Vamos ver se eles sufragam o meu nome. Vou ficar na expectativa. Eu estou sempre à disposição do Vasco para ajudar no que for possível. Se os conselheiros acharem por bem me eleger, eu agradeço”, disse Amadeu.

Apesar de disputar com Roberto a presidência, Amadeu faz questão de tornar público que o relacionamento entre os dois é o melhor possível, ao contrário de Eurico, que sempre trocou farpas públicas com Dinamite e chegou a proibir o ex-jogador de freqüentar as dependências de São Januário.

“Eu tenho um grande relacionamento com o Roberto, de muito respeito com ele e com toda a sua família. Ele é meu ídolo e é claro que eu posso conversar com ele caso eu vença. Aliás, quando eu o encontro, sempre o abraço e converso, com muito carinho. O Roberto está no meu coração”, disse ele.

Amadeu concorre a eleição pela primeira vez, depois de passar três décadas como vice nas gestões de Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda. Português de origem, chegou ao Brasil aos 11 anos e viu o time conquistar o Sul-Americano de 1948. Já Roberto Dinamite dispensa apresentações por ser considerado pela grande parte dos vascaínos como o maior ídolo da história do clube.

Dentro de campo a eleição é quase que um assunto proibido, com os jogadores evitando dar declarações sobre o tema, assim como o técnico Antônio Lopes. Porém em São Januário é dado como certo que o treinador vai entregar o cargo, em solidariedade a Eurico Miranda, caso Dinamite seja eleito. Também fica a expectativa pela reação de algumas pessoas em relação a um triunfo da oposição. Edmundo, também muito ligado a Eurico, ainda não se posicionou.

Quem deverá perder o livre acesso ao clube e boa parte das homenagens que recebeu na gestão de Eurico é o ex-jogador Romário, desafeto de Roberto Dinamite, que já se posicionou sobre a estátua do Baixinho construída em São Januário e sobre a aposentadoria da camisa 11.

“A forma de homenagear um atleta não é guardando uma camisa no armário, mas sim sendo utilizada por outros atletas. A estátua não é prioridade para nós, mas se colocarmos estátuas de todos os ídolos, a gente teria que colocar uma do Ademir, do Barbosa, do Vavá e até a minha”, disse Dinamite, que apesar disso negou que vá derrubar a estátua.

Dentro de campo, o Vasco volta a campo pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h20 (de Brasília), quando vai medir forças com o Ipatinga, em São Januário.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo