iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/06 - 12:57

Seleção do Iraque é desclassificada nas eliminatórias da Copa 2012 e se desmancha
A federação iraquiana de futebol anunciou hoje o desmanche da seleção, incluindo a demissão do técnico Adnan Hamad, quatro dias depois da derrota para o Catar, que eliminou o país das Eliminatórias Asiáticas à Copa de 2010

EFE

Em nota, a federação anunciou a medida e pediu mais apoio financeiro do Governo para poder contratar técnicos estrangeiros - os últimos foram Egil Olsen e o brasileiro Jorvan Vieira, que levou o país à inédita conquista da Copa da Ásia ano passado.

A seleção de futebol do Iraque, que treina fora do país para não ser vítima dos mesmos seqüestros e assassinatos que afetam atletas de outros esportes, precisava apenas de um empate com o Catar para levar uma das vagas do grupo 1 das Eliminatórias, mas perdeu de 1 a 0.

Após a derrota, no último domingo, o Iraque pediu à Fifa que expulsasse o Catar da disputa por escalar o atacante brasileiro naturalizado Emerson, que estaria em situação irregular.

Embora a Fifa tenha suspendido o jogador, o mesmo não ocorreu com a seleção porque o pedido teria sido feito muito tarde.

Em 29 de maio, a Fifa retirou uma suspensão imposta dias antes ao Iraque depois de o Governo comunicar, por escrito, a anulação de um decreto que dissolvia o comitê olímpico nacional e todas as federações esportivas, entre elas a de futebol.

Na última reunião da comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada no início do mês em Atenas, foi decidida a suspensão do Iraque pela interferência governamental na gestão.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias