iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/06 - 19:27

Lula anuncia pensão para campeões mundiais de futebol
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira, que enviará ao Congresso projeto de lei concedendo pensão especial aos jogadores da seleção brasileira de futebol campeões do mundo (de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) que estão em dificuldades financeiras.

Agência Estado

"É um projeto para conceder aposentadoria a essas pessoas que são a cara do Brasil que vence para que possam passar a viver mais dignamente", declarou, em discurso na cerimônia no Palácio do Planalto que comemorou os 50 anos do título da Copa do Mundo de 1958, com a presença de vários jogadores que participaram da conquista.

O presidente citou como um dos futuros beneficiários Moacir, reserva do time de 1958, integrante do grupo que veio a Brasília para as comemorações.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, informou que o projeto está sendo elaborado em conjunto com o Ministério do Planejamento e deve estar pronto para ser encaminhado ao Congresso em 30 dias. Além disso, explicou que será fixado um teto para a pensão especial, ainda não definido.

Lula sugeriu a criação de um fundo para a aposentadoria dos jogadores de futebol com parte das rendas dos jogos, apesar de haver afirmado que "os jogadores de futebol, hoje, ganham mais por mês do que os da seleção de 58 ganharam a vida inteira".

O presidente encerrou seu discurso dizendo-se feliz por estar na companhia de vários jogadores da Seleção de 1958. " Se eu tivesse um piripaque e morresse amanhã, morreria mais feliz", concluiu. Junto com o grupo de jogadores, o presidente da República inaugurou, em seguida, no térreo do Palácio do Planalto, exposição comemorativa do cinqüentenário da conquista da primeira Copa do Mundo.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo