iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/06 - 19:46

Palmeiras quer aprovar Arena Palestra Itália na segunda
Foram mais de dez apresentações para conselheiros e associados palmeirenses nos últimos dias. Agora, em reunião na próxima segunda-feira, a decisão será tomada.

Agência Estado

E, se for aprovada pelo Conselho Deliberativo do Palmeiras, a Arena Palestra Itália vai finalmente começar a sair do papel.

O novo estádio ganhará arquibancada em todo o seu entorno - ao contrário do atual formato 'ferradura' do Palestra Itália, que deixa as piscinas ao fundo de um dos gols -, o valor gasto para as reformas baterá na casa dos R$ 300 milhões, pagos pela parceira WTorre, responsável pelas obras, e a capacidade será de 45 mil torcedores em jogos que não sejam da Fifa. Em partidas da entidade, porém, esse número cai para 42 mil, pois os outros três mil lugares são destinados aos profissionais da imprensa.

Além das diferenças estruturais do estádio e nas outras construções (como um prédio administrativo e um esportivo), o projeto inicial ganhou um novo conceito. "Inicialmente iríamos ser sócios do investidor", disse José Cyrillo Jr., diretor administrativo do Palmeiras. "Agora o clube será administrado por nós e o estádio, pela parceria."

Cyrillo acredita que o Palmeiras vai ser dar bem financeiramente com a construção da Arena Palestra Itália. "Vamos ter participação sobre toda as receitas", contou o dirigente. O Palmeiras ficará com toda a renda de seus jogos no estádio. "Mas vamos pagar uma taxa de uso", explicou. Em compensação, o clube sonha com altas cifras. "No primeiro ano já acredito que dobraremos as receitas", revelou.

Além do lucro obtido, o Palmeiras vai economizar na manutenção do estádio. Em 2007, o valor gasto pelo clube foi de cerca de R$ 8 milhões. Mas a WTorre passará a ser responsável por todo esse gasto nos 30 anos em que ficará comandando a Arena Palestra Itália. Em princípio, a construtora queria pagar o Palmeiras após seis anos da reforma do estádio. "Falei que só faríamos se o pagamento começasse no primeiro ano, e eles aceitaram", contou Cyrillo.

O desenho da Arena Palestra Itália ficou sob responsabilidade do arquiteto português Tomás Taveira, que repaginou os estádios do Sporting e Benfica, ambos em Lisboa. Ele deve também fazer o projeto da reformulação da Academia de Futebol, o CT palmeirense. O amplo ginásio ganhará um hotel para os jogadores, piscina aquecida e novas salas de fisioterapia e médica.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo