iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/06 - 09:34

Morre ex-presidente da Confederação de Futebol da Oceania
O escocês Charles Dempsey, que ocupou por 36 anos o cargo de presidente da Confederação de Futebol da Oceania (OFC, em inglês), faleceu hoje em Wellington, capital da Nova Zelândia

EFE

Dempsey, que tinha 86 anos, deixou a OFC em 2000. Ele é lembrado pela abstenção na eleição da sede da Copa do Mundo de 2006 - o que impediu que a África do Sul fosse escolhida para aquela edição.

Apesar de ter afirmado o apoio da Oceania à candidatura sul-africana durante todo o processo, sua decisão de não votar - cujo motivo nunca foi divulgado - permitiu que a Alemanha conseguisse a organização da Copa do Mundo daquele ano.

O dirigente, que emigrou à Nova Zelândia em 1952, estava à frente da federação do país quando a seleção se classificou para a única Copa do Mundo de toda sua história, em 1982, na Espanha. Ele também era diretor da Fifa.

Para Tai Nicholas, secretário-geral da OFC, Dempsey foi de enorme ajuda ao desenvolvimento do futebol da região.

"Sua contribuição foi de grande importância não só para a Nova Zelândia e a Oceania, mas para todo o mundo. Nós o consideramos o pai do futebol da Oceania, sempre foi muito respeitado na Fifa e deixou um importantíssimo legado", comentou Nicholas.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo