iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/06 - 10:34

Fifa descarta punição ao Catar por escalação irregular de brasileiro
A Fifa desprezou um pedido para que o Catar seja expulso das Eliminatórias Asiáticas à Copa do Mundo de 2010 pela escalação do atacante brasileiro naturalizado Emerson, que estaria em situação irregular

EFE

A apelação foi feita pelo Iraque, que deu adeus às chances de vaga no Mundial da África do Sul ao perder justamente para o Catar por 1 a 0.

A Fifa, que suspendeu o brasileiro, alegou que o recurso foi apresentado muito tarde pelo Iraque. Com isso, a seleção do Catar segue na disputa.

A federação iraquiana de futebol alega que Emerson defendeu as categorias de base da seleção, condição que o impediria de defender outro país.

O jogador foi preso em 2006 pela Polícia Federal brasileira quando tentava embarcar para os Emirados Árabes com documentos falsos. Ele foi acusado de falsidade ideológica - seu verdadeiro nome seria Márcio Passos de Albuquerque, além de ter outra idade - e sonegação fiscal.

O Catar conta com muitos jogadores naturalizados, além de ser comandado pelo técnico uruguaio Jorge Fossati. O país conseguiu uma das vagas do grupo 1 à próxima etapa das Eliminatórias, junto à Austrália.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo