iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/06 - 14:28

LDU busca primeiro título importante de sua história
A Liga Deportiva Universitária começou a nascer em 1918, quando um grupo de estudantes da Universidade Central do Equador, conhecidos como doutorzinhos, formou um time de futebol, ainda totalmente amador, chamado Universitario. Doze anos depois, a pequena equipe universitária se transformou na LDU que nesta quarta-feira, começa a buscar o título mais importante da sua, relativamente curta, história.

Gazeta Esportiva

A LDU foi fundada em 7 de Janeiro de 1930, na cidade de Quito, na altitude de 2.850 metros acima do nível do mar. O clube já conquistou oito campeonatos nacionais e detém a marca de ter aplicado a maior goleada do futebol equatoriano, ao vencer o América de Ambato por 11 a 0. Nesta partida, o atacante uruguaio Francisco Bertocchi marcou oito gols e quebrou outro recorde no futebol do país.

O time equatoriano teve como grandes craques jogadores como Ambrossi, Mora, Agustin Delgado, Kaviedes e Edmundo Zura que foi destaque da seleção que conquistou o inédito título pan-americano em 2007 no Rio de Janeiro.

A equipe equatoriana disputa a Copa Libertadores pela 12ª vez e chega, pela primeira vez na sua história, à final da competição, contra o Fluminense que também estréia em decisões na competição sul-americana. Anteriormente, suas melhores colocações no torneio foram um terceiro lugar em 1976, o quinto em 1975 e o sexto em 2006, tendo sido eliminado pelo Cruzeiro em 1976 e pelo Internacional em 2006, equipes que acabaram campeãs das respectivas edições.

A LDU manda os jogos no seu Estádio Casablanca, conhecido como La Marvilla de Ponceano, com capacidade para 55.400 pessoas, fundado em 1997.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo