iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/06 - 11:02

Duma estudará medidas para liberar uso da bandeira russa por torcedores
A Duma (Parlamento russo) estudará nos próximos dias uma emenda para liberar o uso da bandeira nacional, o que permitirá que ela seja exibida por torcedores de futebol nos estádios

EFE

O anúncio foi feito hoje pelos deputados Vladimir Pligin e Pavel Krasheninnikov, que explicaram que a iniciativa tem o objetivo de "conceder aos cidadãos a máxima liberdade no uso da bandeira nacional".

Segundo a lei que regula o uso da insígnia nacional, promulgada em 25 de dezembro de 2000, no âmbito privado, os cidadãos russos só podem hastear ou exibir a bandeira do país durante festas familiares.

Assim, qualquer outro uso, como levar a bandeira a um estádio, na rua ou no carro, pode ser considerado ilegal.

"Se forem aprovadas, as emendas darão aos cidadãos maior liberdade de manifestar seus sentimentos patrióticos", disse à imprensa Krasheninnikov.

Ele acrescentou que a lei atual não permite essa liberdade, o que "causa perplexidade", principalmente entre os vários torcedores que agitam a bandeira para comemorar as vitórias esportivas do país.

Após a vitória da Rússia sobre a Holanda pelas quartas-de-final da Eurocopa, no último sábado, Moscou viveu uma madrugada de festa com dezenas de milhares de pessoas na rua, e muitas delas levando bandeiras do país.

A expectativa para o confronto da quinta-feira, contra a Espanha, pelas semifinais da competição, é de que a Rússia busque a revanche pela goleada de 4 a 1 sofrida diante da equipe na primeira fase da competição.

Enquanto isso, ambulantes de Moscou vendem bandeiras russas, que alguns motoristas já instalaram em seus carros para se prepararem para a partida.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo