iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/06 - 19:15

Classificação faz Fúria quebrar tabu de 24 anos
Sempre sob suspeita em grandes competições por causa de seu mau desempenho nas fases finais, a Espanha conseguiu neste domingo pôr fim a um jejum que já durava mais de duas décadas: há 24 anos o time da Península Ibérica não disputava uma semifinal de Eurocopa, mas conseguiu quebrar o tabu graças à vitória sobre a Itália nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação

Gazeta Esportiva

A última vez em que a Espanha havia conseguido chegar à fase semifinal de uma Euro aconteceu em 1984, na França, após se classificar na primeira colocação do grupo B.

Na época, apenas oito seleções disputavam o torneio divididos em dois grupos, sendo que as fases eliminatórias eram disputadas apenas semifinais e final.

Há 24 anos, a Fúria passou pelas semifinais após empatar por 1 a 1 com a Dinamarca no tempo normal e avançou para a decisão com um triunfo por 5 a 4 na cobrança de pênaltis. Na final, contudo, os espanhóis acabaram caindo diante dos anfitriões franceses por 2 a 0.

A edição 2008 da Euro será a terceira em que a Espanha decidirá as semifinais. Além de 1984, a outra vez foi em 1964, há 44 anos, quando passou pela Hungria por 2 a 1 e, na decisão, bateu a extinta União Soviética pelo mesmo placar e faturou seu único título continental.

Nas últimas edições da Eurocopa, a sempre favorita Espanha teve desempenho abaixo das expectativas: caiu nas quartas-de-final em 1996 e 2000. No ano passado, em Portugal, sequer passou pela fase de grupos. A seleção compunha a chave A, ao lado dos anfitriões lusitanos, da Grécia (que se sagrou campeã) e da Rússia.

Com gregos e portugueses eliminados, coincidentemente espanhóis e russos estarão frente a frente na quinta-feira, em Viena, para decidir quem avançará para a final da Euro-08. A outra sem será jogada na quarta-feira, em Basiléia, entre Alemanha e Turquia.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo