iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/06 - 19:30

‘Sensação’, Holanda tem pior performance dos últimos 12 anos
Embora tenha se classificado para as quartas-de-final da Eurocopa-2008 com 100% de aproveitamento e vitórias fáceis sobre Itália e França, o desempenho da Holanda nesta edição do torneio foi a pior desde 1996

Gazeta Esportiva

Eliminada nas quarta-de-final ao perder para a Rússia por 3 a 1 na prorrogação neste sábado, a equipe laranja não conseguiu repetir as campanhas de 2000 e 2004, quando foi às semifinais.

A Holanda foi alçada à condição de favorita da Euro depois de bater a campeã mundial Itália por 3 a 0, e com status reforçado ao golear a França por 4 a 1 na etapa seguinte. Invicta depois de bater a Romênia por 2 a 0 com reservas, a equipe de Marco van Basten era a mais cotada para avançar às semifinais. Mas a seleção sensação acabou decepcionando.

A última vez em que o time dos Países Baixos ficou de fora das semis de uma Eurocopa aconteceu em 1996, na Inglaterra, quando caiu diante da França nas quartas-de-final e deixou o torneio com apenas uma vitória, dois empates e uma derrota. Desta vez, a seleção representante da Casa de Oranje saiu da competição com três triunfos e um revés.

Em 2000, quando recebeu a Euro ao lado da vizinha Bélgica, a Holanda só parou nas semifinais diante da Itália, nos pênaltis, após empatar por 0 a 0 no tempo normal. Na ocasião, a Laranja Mecânica foi eliminada invicta do certame. Quatro anos depois, o time dos Países Baixos foi superado nas semis por Portugal, pelo placar de 2 a 1.

A única vez em que a Holanda jogou uma final de Euro aconteceu em 1988, na Alemanha, quando bateu a hoje extinta União Soviética por 2 a 0 e levantou seu único título. Os gols foram marcados por Ruud Gullit e Marco van Basten.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo