iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/06 - 13:18

Polícia austríaca detém 12 torcedores após partida entre Croácia e Turquia
A Polícia austríaca deteve 12 pessoas na madrugada de hoje por conta de distúrbios após a vitória da Turquia sobre a Croácia pelas quartas-de-final da Eurocopa, afirmaram as forças de segurança

EFE

"Foi um fim de jogo dramático, mas o fato de termos apenas 12 detidos entre 200 mil torcedores de ambas as seleções na cidade mostra que conseguimos manter as coisas sob controle", disse hoje em entrevista coletiva Christian Stella, porta-voz da Polícia de Viena.

No bairro de Ottakring, onde convivem cerca de dez mil imigrantes turcos e da antiga Iugoslávia, torcedores croatas repreenderam e agrediram os rivais que comemoravam a vitória de sua equipe.

O grande destacamento policial para isolar as ruas e evitar que as duas torcidas se encontrassem impediu o aumento da tensão, mas os agentes tiveram que enfrentar garrafas e paralelepípedos arremessados por alguns torcedores croatas.

Estes torcedores também atiraram pedras contra as janelas das casas que exibiam bandeiras turcas e as vitrines de lojas de comerciantes do país.

Testemunhas citadas pela imprensa austríaca afirmam que alguns torcedores croatas fizeram saudações e entoaram cânticos nazistas.

Os distúrbios foram causados por um pequeno número de torcedores vindos da Croácia, e seus próprios compatriotas residentes no bairro os repreenderam por sua atitude violenta.

No centro da cidade, na área especial para torcedores conhecida como "fanzone", foram os turcos que agrediram um grupo de croatas após o primeiro gol da seleção.

Neste espaço houve brigas entre torcedores das duas equipes e muitos ficaram levemente feridos. Ao todo, 25 pessoas foram levadas para hospitais da cidade, mas os poucos casos graves não foram causados pelos distúrbios.

O destacamento de 4.600 policiais em uma partida considerada de alto risco pelo grande número de torcedores das duas equipes que residem em Viena evitou situações mias graves.

Em Bregenz, capital da região austríaca de Vorarlberg, um desconhecido atirou em um torcedor turco com uma arma de ar comprimido, ferindo-o na cabeça. A vítima, de 18 anos, teve que ser atendida em um hospital local, onde a bala foi extraída de seu crânio, e já recebeu alta.

A Turquia derrotou a Croácia nos pênaltis após empate em 1 a 1 na prorrogação. Os croatas marcaram pouco antes do fim do segundo tempo, mas o adversário forçou a disputa nas cobranças ao balançar as redes nos acréscimos.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo