iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/06 - 18:46

A caminho do Ajax, Van Basten se despede da seleção holandesa
A eliminação prematura da Holanda na Eurocopa-2008 fez com que este sábado marcasse a despedida do técnico Marco van Basten da seleção laranja

Gazeta Esportiva

Derrotada por 3 a 1 pela Rússia na prorrogação, a equipe laranja se despediu do atual treinador, que comandará o Ajax, de Amsterdã, na próxima temporada.

Um dos melhores atacantes da história do futebol holandês, Van Basten deixa a seleção de seu país após quase quatro anos. Responsável por recolocar a equipe dos Países Baixos em nível mundial, o ex-craque será substituído por Bert van Marwijk, que comandou o Feyenoord na última temporada.

No comando da seleção holandesa, Van Basten conseguiu avançar às oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, sendo eliminado por Portugal, e às quartas da Euro-2008. O ex-atacante ainda teve como marca durante sua trajetória como técnico do time nacional a renovação da equipe, deixando de fora medalhões como os meio-campistas Clarence Seedorf, Edgar Davids, Mark van Bommel e os atacantes Patrick Kluviert e Roy Makaay.

Em contrapartida, o ex-atacante milanês foi responsável por bancar as convoacções de jogadores como Khalid Boulahrouz e Joris Mathijsen, hoje titulares, além de Denny Landzaat, Ryan Babel e os xarás Barry Opdan e Barry van Galen.

Van Basten assumirá a partir de 1º de julho a equipe do Ajax, a primeira equipe em que atuou como jogador (defendeu de 1982 a 1987) e como treinador (estreou na carreira de técnico no comando do time B, em 2003).


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo