iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/06 - 12:00

Benfica recorrerá de readmissão do Porto na Liga dos Campeões
O Benfica anunciou que recorrerá da medida que readmitiu o Porto na Liga dos Campeões, após o clube ter sido excluído inicialmente da principal competição européia por uma suposta tentativa de suborno de árbitros no Campeonato Português.

EFE

O clube presidido por Luis Filipe Vieira emitiu um comunicado, divulgado hoje, no qual afirma que recorrerá para conseguir "a reparação integral dos danos sofridos", já que a nova decisão lhe tira a possibilidade de disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões.

Caso seja efetivada, a exclusão do Porto da Liga dos Campeões implicaria na entrada direta na competição do Victoria de Guimarães -terceiro colocado no Campeonato Português- e a participação do Benfica na fase preliminar, ao invés da Copa da Uefa.

O Benfica também acusou de conduta negligente a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e concretamente seu presidente, Gilberto Madaíl, pelo que entende ter sido um "silêncio ensurdecedor" do diretor sobre o assunto.

A equipe afirma, no entanto, que ainda não recebeu nenhum tipo de notificação da Uefa sobre o assunto.

Na sexta-feira passada, a Uefa revogou a exclusão do Porto da Liga dos Campeões, embora tenha deixado a porta aberta para que o clube não participasse da próxima edição da competição continental.

A Uefa decidiu devolver o caso à Comissão de Controle e Disciplina, para iniciar um novo processo, embora fontes da organização garantam que a análise do caso não será realizada antes do início da Liga dos Campeões, o que permitirá ao Porto participar da competição.

A imprensa portuguesa publica hoje declarações do diretor de comunicação da Uefa, William Gaillard, nas quais assinala que a organização entendeu que a Justiça esportiva portuguesa não se pronunciaria sobre o caso com a rapidez necessária, motivo pelo qual se optou por permitir ao Porto participar da Liga dos Campeões.

Gaillard disse que, após o julgamento das autoridades portuguesas, será a vez da Comissão de Controle e Disciplina da Uefa, o que adiaria uma eventual sanção ao Porto para a temporada 2009-2010.

O Porto foi punido por tentativa de corrupção no Campeonato Português na temporada 2003-04, no caso conhecido como "Apito Final". 

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo