iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/06 - 17:46

Croácia bate Polônia e confirma 100% na Eurocopa
Com a primeira colocação do Grupo B garantida por antecipação, a Croácia entrou em campo nesta segunda-feira e nem precisou de muito para vencer a Polônia por 1 a 0. Jogando com o time composto por um misto de titulares e reservas, a seleção não deu chances aos rivais e sacramentou os 100% de aproveitamento na primeira fase.

Gazeta Esportiva

Uma das surpresas da Eurocopa-2008, a seleção tentará uma vaga nas semifinais da competição diante da Turquia, segundo colocada do Grupo A. Tem, a seu favor, o fato de ser a melhor equipe da primeira fase da competição, a única com três vitórias em três jogos, feito que só pode ser alcançado por Holanda e Espanha, que ainda disputarão a última rodada.

Precisando do resultado, a seleção polonesa tentou estabelecer o ritmo do jogo já no início, quando tentou atacar pelas pontas, com cruzamentos que acabaram afastados pela zaga croata. A primeira chance de gol aconteceu com Dudka, que cabeceou à direita da meta em cobrança de escanteio.

A partir dos 15 minutos, no entanto, a Croácia assumiu o controle da partida e passou a criar as melhores oportunidades. A primeira delas foi com Pranjic, que recebeu dentro da área e tentou tocar por cobertura. Pouco depois, Vejic acertou boa cabeçada em cobrança de falta e por pouco não abriu o placar.

Com grande atuação do goleiro Boruc, a seleção polonesa conseguiu segurar o empate sem gols na primeira etapa. O guarda-metas fez belas defesas, como quando defendeu chute cruzado de Rakitic ou quando saiu nos pés de Klasnic para. No final do primeiro tempo, o atacante do Werder Bremen foi novamente barrado pelo goleiro, depois de driblar dois zagueiros.

A segunda etapa começou com a necessidade polonesa de sair para o ataque, o que acabou causando o primeiro gol do jogo. Aos seis minutos, em contra-ataque, Klanic recebeu passe de Pranjic dentro da área e bateu cruzado para finalmente vencer Boruc e abrir o placar.

A seleção polonesa ainda tentou reagir, sempre através de jogadas do naturalizado Roger Guerreiro e do destaque Smolarek. Aos 17, o meia brasileiro quase empatou, ao finalizar próximo ao gol. A resposta do líder do grupo veio com Plasnic, em finalização forte de dentro da área.

Mais tarde, foi a vez de Smolarek perder duas boas chances: a primeira com uma cabeçada por cima do travessão, e a segunda com potente chute que passou próximo ao ângulo do goleiro Runje. Aos 41, Zahorski recebeu livre dentro da grande área, mas acabou travado na hora do chute. Já nos acréscimos, os vencedores somente tocaram a bola para consagrar o placar e acabar com as chances da Polônia na competição continental.

FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 0 X 1 CROÁCIA

Local: Estádio Wörthersee, em Klagenfurt (Áustria)
Data: 16 de junho de 2008, segunda-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)
Assistentes: Dimitris Bozatzidis e Dimitris Saraidaris (ambos da Grécia)

Cartões Amarelos: Lewandowski e Zahorski (Polônia) e Vejic (Croácia)

Gol: Ivan Klasnic, aos 6 minutos do segundo tempo (Croácia)

POLÔNIA: Boruc, Wasilewski, Zewlakow, Dudka e Wawrzyniak; Murawski, Lewandowski (Kokoszka), Lobodzinski (Smolarek) e Roger Guerreiro; Krzynowek e Saganowski (Zahorski)
Técnico: Leo Beenhakker

CROÁCIA: Runje, Dario Simic, Vejic, Knezevic (Corluka) e Pranjic; Jerko Leko, Ognjen Vukojevic, Pokrivac e Ivan Rakitic; Ivan Klasnic (Kalinic) e Petric (Kranjcar)
Técnico: Slaven Bilic


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo