iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/06 - 16:37

Cálculo complicado pode decidir vaga no grupo C da Eurocopa
O grupo C da Eurocopa poderá terminar de forma inusitada, dependendo de algumas combinações de resultados nos jogos da terceira e última, e a Itália pode ser a beneficiada.

EFE

A Holanda já garantiu a primeira posição, com duas vitórias em dois jogos. Já a vice-líder Romênia têm dois pontos e seu saldo de gols é zero, com um marcado e um sofrido. Por outro lado, Itália e França têm um ponto e saldo negativo de três - marcaram um e levaram quatro.

Caso a Holanda vença a Romênia por 3 a 0 e ocorra um empate sem gols entre Itália e França, estas três últimas seleções terminariam iguais em todos os critérios, o que garantiria a vaga nas quartas-de-final aos italianos, por seu melhor coeficiente nas Eliminatórias da Copa de 2006 e da Eurocopa 2008.

Neste caso, são considerados os seguintes critérios de desempate: confronto direto (todas as equipes empataram entre si) e saldo das equipes nos jogos entre si (como houve empate em todos, os times têm saldo igual, zero).

No terceiro critério, o número de gols marcados nos jogos entre as equipes em questão (Itália, França e Romênia), os franceses estariam eliminados por não ter marcado em nenhuma das partidas, enquanto italianos contariam com um gol cada, devido ao empate com gols entre as duas seleções.

Itália e Romênia seguiriam iguais no saldo total e em número de gols marcados. Somente no coeficiente (pontos ganhos divididos pelo número de jogos) nas partidas das Eliminatórias à Copa de 2006 e à Eurocopa 2008, uma seleção levaria vantagem, a Itália.

Os romenos fizeram 54 pontos em 24 jogos (somando eliminatórias dos dois torneios), tendo coeficiente igual a 2,25. Já os italianos, com 52 pontos em 20 partidas, conseguiram 2,6.

Ao instituir esta nova regra, a Uefa tinha como objetivo evitar que o sorteio fosse usado como alternativa para desempate. 

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo