iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/06 - 15:07

Áustria e Alemanha fazem clássico que vale vaga nas quartas da Eurocopa
Áustria e Alemanha se enfrentam nesta segunda-feira no estádio Ernst Happel, em Viena, às 15h45 de Brasília, em confronto de grande rivalidade histórica e que decide uma vaga nas quartas-de-final pelo grupo B da Eurocopa.

EFE

Desde o empate em 1 a 1 contra a Polônia - conseguido com um gol de pênalti de Ivica Vastic nos acréscimos, e que manteve as chances da Áustria no torneio -, o país está eufórico.

A expectativa de poder derrotar e eliminar a rival histórica faz os austríacos relembrarem a partida entre as duas seleções pela Copa do Mundo de 1978, na Argentina, quando venceram os alemães - então campeões do mundo - por 3 a 2, tirando dos vizinhos a chance de disputar mais uma final.

No entanto, o ex-atacante Hans Krankl, um dos heróis austríacos daquela partida, alerta que já é hora de o país enterrar essa lembrança e construir uma outra história como novos feitos.

A Alemanha chega à partida como favorita, mas tem problemas. O técnico Joachim Löw foi muito criticado pela má atuação na derrota para a Croácia. Além disso, o meia Bastian Schweinsteiger foi expulso na última partida e é desfalque certo.

Diante da pressão após a derrota, o capitão Michael Ballack teve que negar que o treinador e os jogadores teriam discutido quanto ao sistema de jogo.

Os austríacos têm como trunfo o apoio da torcida, que deve lotar o estádio Ernst Happel. O técnico Josef Hickersberger espera que o gol de Vastic ajude a encerrar o problema das finalizações da equipe, que desperdiçou chances claras nas outras partidas.

O único desfalque é o zagueiro Sebastian Prodl, suspenso, que deve dar lugar ao experiente Martin Hiden.

A partida vem sendo precedida por uma guerra verbal entre a imprensa dos dois países, com xingamentos, trocas de ofensas e até uma sátira com os nomes dos jogadores austríacos feita pelo jornal alemão "Bild am Sonntag".

Além disso, duas escritas estão em jogo. Os austríacos não vencem os alemães desde 1986, quando fizeram 4 a 1 em Viena. Já os rivais não passam da primeira fase em uma Eurocopa desde 1996, quando acabaram conquistando o torneio.

- Prováveis escalações: Áustria: Macho; Hiden, Stranzl e Pogatetz; Garics, Aufhauser, Harnik, Säumel e Fuchs; Ivanschitz e Linz. Técnico: Josef Hickersberger.

Alemanha: Lehmann; Fritz, Mertesacker, Metzelder e Lahm; Borowski, Frings, Ballack e Hitzlsperger; Klose e Poldolski.

Técnico: Joachim Löw.

Árbitro: Manuel Enrique Mejuto González (ESP), auxiliado por seus compatriotas Juan Carlos Yuste Jiménez e Jesús Calvo Guadamuro. EFE ev/dp

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo