iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

13/06 - 10:42

Zico e Luxa cotados para substituir Felipão em Portugal
Agora que a saída de Luiz Felipe Scolari do comando de Portugal já está confirmada, o substituto do futuro treinador do Chelsea pode ser outro brasileiro.

Gazeta Esportiva

É o que especula nesta sexta-feira o jornal português Record , que coloca Zico e Vanderlei Luxemburgo na lista de nomes estudada pela federação de futebol local.

Um dos responsáveis para recolocar a seleção dos Tugas no grande cenário do futebol mundial, com o vice-campeonato na Eurocopa de 2004 e o quarto lugar na Copa do Mundo de 2010, Felipão ruma para o Chelsea após a competição européia de seleções que atualmente está em curso na Áustria e na Suíça, conforme garantiu o site do clube inglês na última quarta-feira.

Para o seu lugar, estariam entre as opções na pauta de Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), tanto Zico quanto Luxemburgo. O primeiro, que iniciou sua carreira de treinador na caminhada do Japão para a última Copa do Mundo, conseguiu mais repercussão no Fenerbahce, em que conquistou o Campeonato Turco da temporada 2006/07 e levou a equipe à uma inédita classificação às quartas-de-final da Copa dos Campeões da Europa, em 2008.

Já Luxemburgo, pentacampeão brasileiro, tirou o Palmeiras de uma final de 12 anos sem o título paulista no último mês de maio e tem respaldo no futebol europeu desde que foi contratado pelo Real Madrid, em 2005. Apesar de não ter brilhado na Espanha, Luxa continua tendo seu nome envolvido em especulações do tipo – a última teve relação com o Lyon.

Ainda segundo o Record, outros três técnicos estão sendo estudados pela federação de Portugal. Dois deles são locais: Carlos Queiroz, atualmente assistente- técnico de Alex Ferguson no Manchester United e que também coleciona passagem pelo Real Madrid, em 2003, e Manuel José, que esteve perto de assumir os Tugas há cinco anos e fez história no futebol africano com o Al Ahly, do Egito.

A outra opção seria o holandês Frank Rijkaard. O treinador não teria dificuldades para aprender português em virtude de ser fluente em espanhol e foi demitido recentemente do Barcelona, depois de garantir para o clube catalão o bicampeonato espanhol e o título da Copa dos Campeões.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo