iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/06 - 14:01

Suíça é segundo país-sede a cair na primeira fase da Eurocopa
A seleção da Suíça, organizadora da Eurocopa de 2008 junto com a Áustria, e que foi eliminada da competição nesta quarta-feira após perder por 2 a 1 para a Turquia, se tornou o segundo país anfitrião na história do torneio a não conseguir passar da primeira fase.

EFE

GENEBRA (Suiça) - Os suíços estão na lanterna do grupo A do torneio, e não somaram nenhum ponto, após as derrotas de 1 a 0 para a República Tcheca e 2 a 1 para a Turquia. Com isso, estão eliminados e repetem o fiasco dos belgas, em 2000.

Curiosamente, há oito anos, os belgas deram adeus à vaga após uma derrota para os mesmos turcos, mas por 2 a 0, na última partida da primeira fase.

Apesar de terem mais um jogo a disputar contra Portugal, os donos da casa não poderão superar nenhum dos rivais, já que tchecos e turcos somam pelo menos três pontos, e em caso de empate em pontos com qualquer um dos dois - que se enfrentam na última rodada -, os suíços ficariam atrás por terem perdido os confrontos diretos.

Até o momento, à exceção da eliminação dos belgas na Eurocopa de 2000, quando organizaram o torneio junto com a Holanda, o fato de ser anfitrião era quase garantia de sucesso, já que mesmo que não assegurasse o título, garantia a classificação entre os quatro primeiros.

Pelo menos foi o que ocorreu nas outras 11 edições, nas quais os países-sede foram campeões em três ocasiões, e pelo menos semifinalistas nas outras oito, apesar de ser preciso ressaltar que até 1976 a fase final com sede em um país contava apenas com semifinais e final.

Apenas França (em 1984), Itália (em 1968) e Espanha (em 1964) conquistaram a Eurocopa jogando em casa. EFE cta/ev/plc

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo