iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/06 - 14:55

Croácia surpreende Alemanha e fica próxima da vaga nas quartas

Croatas vencem por 2 a 1 e ainda podem terminar como primeiros no grupo B

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A Croácia está bem próxima de garantir seu lugar nas quartas-de-final da Eurocopa de 2008. Nesta quinta-feira, a seleção balcânica conseguiu sua segunda vitória em dois jogos pelo Grupo B da competição, surpreendendo agora com um 2 a 1 a forte Alemanha. De quebra, a equipe ainda assumiu a liderança da chave.

O resultado deixa os croatas com seis pontos, já que o time havia vencido a anfitriã Áustria por 1 a 0 na estréia. Com 100% de aproveitamento, a equipe do Leste Europeu pode garantir seu lugar entre os oito melhores times do torneio continental já nesta terça-feira, dependendo apenas do resultado do jogo entre austríacos e poloneses.

Ao longo do primeiro tempo, a Alemanha penou para passar pela defesa croata. Com Miroslav Klose apagado, restava ao meio-campo germânico tentar acionar Mario Gómez – o atacante, porém, foi pego em condição de impedimento em pelo menos três ocasiões. A Croácia, por sua vez, respondia com contra-ataques velozes e bem armados pela direita, quase sempre nas costas de Marcell Jansen.

Tanto que, em sua primeira oportunidade, os comandados de Slaven Bilic conseguiram marcar. Aos 24 minutos, após boa troca de passes, Danijel Pranjic cruzou pela esquerda para Srna, que levou a melhor sobre o lateral alemão e escorou para o gol na segunda trave. Com 1 a 0 no placar, a Croácia ainda quase marca com Niko Kranjcar, que teve duas chances claras aos 28 e aos 41. Na primeira, chutou por cima; na segunda, recebeu passe de Ivic Olic e só parou na incrível defesa de Jens Lehmann.

AP
Niko Kovac não esconde a empolgação após a sua seleção derrotas a favorita Alemanha
Niko Kovac celebra a vitória croata


Após o intervalo, porém, os alemães voltam pressionando, sufocando a Croácia na defesa. Aos três minutos, o goleiro Stipe Pletikosa corta mal o cruzamento e deixa a bola nos pés de Michael Ballack, que bate de primeira e manda por cima do gol.

No entanto, os croatas conseguem mais uma vez surpreender aos 17 minutos. Após nova jogada de bola parada, Vedran Corluka cruza pela direita, mas a bola desvia na defesa, bate na trave, mata Lehmann na jogada e sobra para Ivica Olic, que precisa apenas empurrar para o gol vazio.

O placar deixou os croatas mais confortáveis, mas permitiu que a Alemanha pressionasse ainda mais. Aos 27, Bastian Schweinsteiger conseguiu bonito chute cruzado pela esquerda, mas a bola cruzou a área sem desvio do ataque. Seis minutos depois, Ballack cabeceia o cruzamento pela esquerda e pára na zaga. O rebote, porém, cai no pé de Lukas Podolski, que bate da entrada da área e diminui a desvantagem.

A reação, porém, demorou demais. Derrotada, a Alemanha tenta garantir sua classificação, quando encara a Áustria em Viena às 15h45. Ao mesmo tempo, a Croácia encara a Polônia novamente em Klagenfurt, precisando apenas de um empate para conquistar o primeiro lugar do Grupo B.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo