iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/06 - 11:18

Tchecos e portugueses disputam liderança do grupo A da Euro
República Tcheca e Portugal se enfrentam nesta quarta-feira às 13h de Brasília em jogo que abre a segunda rodada da Eurocopa 2008, em Genebra, em busca da liderança do grupo A.

EFE

A partida pode dar ainda a vaga antecipada às quartas-de-final ao vencedor, caso suíços e turcos empatem no outro jogo do dia. Assim, portugueses ou tchecos chegariam a seis pontos, contra apenas um das outras equipes do grupo A.

Tanto os tchecos, do técnico Karel Brückner, quanto os portugueses, do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, venceram na rodada de abertura.

Na estréia, a República Tcheca suportou a pressão da torcida suíça e venceu a equipe da casa por 1 a 0, gol do atacante Sverkos, que entrou durante a partida e deve continuar no banco contra Portugal.

Brückner já anunciou que não mudará o time titular da primeira partida e alerta para que seus jogadores não dêem espaços para os portugueses.

Dominados durante boa parte da partida contra a Suíça, os tchecos esperam um jogo mais aberto e ofensivo contra Portugal, já que a pressão é menor após enfrentar os anfitriões na estréia.

Já os portugueses fizeram 2 a 0 na Turquia, com um gol do zagueiro brasileiro naturalizado Pepe, e querem confirmar a boa fase de sua seleção em competições internacionais, depois do vice-campeonato na Eurocopa de 2004 e o quarto lugar na Copa do Mundo de 2006.

O técnico Luiz Felipe Scolari, que também não deve fazer alterações na equipe, mostrou vídeos da seleção tcheca a seus jogadores e realizou treinos táticos na última segunda.

Os portugueses também esperam uma melhor atuação do meia-atacante Cristiano Ronaldo, que contra os turcos não foi o jogador decisivo que costuma ser por seu clube, o Manchester United.

O único confronto anterior entre Portugal e República Tcheca - desde a divisão da antiga Tchecoslováquia - foi disputado exatamente em uma Eurocopa, na de 1996, na Inglaterra.

A partida pelas quartas-de-final daquele torneio foi vencida pelos tchecos por 1 a 0 com um golaço do meia Karel Poborsky, que acabaria levando a seleção ao vice-campeonato europeu naquela ocasião.

Prováveis escalações: República Tcheca: Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozehnal e Jankulovski; Galasek, Polak, Jarolim, Sionko e Plasil; Koller.

Técnico: Karel Brückner.

Portugal: Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; João Moutinho, Petit, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Árbitro: Kyros Vassaras (GRE), auxiliado por seus compatriotas Dimitris Bozatzidis e Dimitris Saraidaris.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo