iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/06 - 10:47

Portugal quer se vingar de eliminação para tchecos na Eurocopa de 1996
A seleção de Portugal entrará em campo na próxima quarta diante da República Tcheca, pela segunda rodada do grupo A da Eurocopa, pensando em se vingar da eliminação nas quartas-de-final na edição de 1996.

EFE

Naquele torneio, disputado na Inglaterra, a seleção tcheca venceu os portugueses pelo placar de 1 a 0, em 23 de junho de 1996. Foi o primeiro e único jogo disputado pelas duas equipes, tanto de caráter oficial como amistoso.

O gol foi marcado pelo ex-meia Karel Poborsky, hoje na comissão técnica da seleção. Os tchecos foram à final daquela Eurocopa e só caíram na decisão, perdendo de 2 a 1 para a Alemanha por conta de um "gol de ouro" feito por alemão Oliver Bierhoff na prorrogação.

Quando o país ainda era a Tchecoslováquia, foram nove confrontos, com três vitórias, três derrotas e três empates. O primeiro jogo foi um amistoso disputado no ano de 1930 em Lisboa, vencido por Portugal por 1 a 0.

Portugal e República Tcheca têm os mesmos três pontos na chave, mas a equipe comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari lidera pelo número de gols marcados - venceu a Turquia por 2 a 0, enquanto os tchecos superaram a co-anfitriã Suíça pelo placar mínimo.

Usando a cidade suíça de Neuchatel como quartel-general, a seleção portuguesa vem sendo alvo de outra polêmica: seus treinos são os únicos aos quais são cobradas entradas.

No entanto, foi a Prefeitura local que decidiu pela medida, cobrando 16 francos suíços (aproximadamente 10 euros) nas sessões de 3 e 8 de junho.

Segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as autoridades locais optaram pela cobrança pelo investimento feito no estádio para atender à equipe - como a troca da grama artificial por natural.

Mas a medida gerou revolta por parte da comunidade portuguesa na Suíça, uma das mais numerosas no país, com 140.000 integrantes.

Apesar do mal-estar, as 12.000 entradas disponibilizadas acabaram rapidamente.

A FPF já anunciou que Felipão comandará os treinos com portões fechados até o fim da Eurocopa. EFE cta/dp

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo