iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/06 - 18:07

Copa Sul-Americana apresenta sorteio e novidades nesta terça
A edição de 2008 da Copa Sul-Americana será apresentada oficialmente nesta terça-feira, às 11h (de Brasília), em um evento que acontecerá na sede da Associação do Futebol Argentino (AFA), em Buenos Aires. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) promete confirmar algumas novidades que estão sendo divulgadas, como a mudança de formato da disputa, que passaria a ser muito semelhante ao da Copa Libertadores.

Gazeta Esportiva

Com isso, os clubes não jogariam mais uma etapa inicial no sistema de mata-mata, que passaria a vigorar apenas a partir das oitavas-de-final. A primeira fase contaria com grupos tendo brasileiros e argentinos como cabeças-de-chave. Serão 32 times participantes, com os representantes mexicanos entrando já na primeira etapa.

Existe uma pressão de confederações para que o sistema de grupos não seja incorporado, o que obrigaria a existirem mais datas disponíveis para a Copa Sul-Americana, algo que tornaria o calendário bem mais apertado, principalmente em uma temporada que conta com jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Apesar das críticas, o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, está otimista quanto ao sucesso do torneio. Para valorizar ainda mais a Copa Sul-Americana a entidade tende, no futuro, a pleitear junto à Fifa uma vaga para o campeão no Mundial de Clubes. Atualmente o vencedor da Copa Sul-Americana já disputa a Recopa contra o ganhador da Copa Libertadores.

“A cada ano que passa a Copa Sul-Americana desperta mais interesse e tenho certeza de que num futuro bem próximo será bem mais reconhecida do que já é. Quando a Libertadores começou poucos queriam disputá-la e hoje as equipes não se imaginam mais sem essa competição”, comparou Leoz.

Os representantes brasileiros esse ano serão São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR. Eles terão a missão de conquistar o primeiro título do Brasil na história do torneio, que tem o argentino Arsenal como atual campeão. Até agora, já estão classificadas 23 equipes para o torneio.

Confira os participantes já confirmados para a edição de 2008 da Copa Sul-americana:

ARGENTINA: Arsenal de Sarandí (atual campeão), Boca Juniors, River Plate e Estudiantes de La Plata
BOLÍVIA: Bolívar
BRASIL: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR
CHILE: Ñublense e Universidad Católica
COLÔMBIA: Deportivo Cali e América de Cali
PARAGUAI: Libertad e Olimpia
PERU: Sport Ancash e Universitario
VENEZUELA: Aragua e Unión Maracaibo

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo