04/11 - 23:24

Além de Ceni, apenas três são-paulinos já venceram o Corinthians
Do atual elenco, somente os zagueiros Alex Silva e Miranda, o volante Richarlyson e o camisa um superaram o rival paulista com a camisa do clube do Morumbi

Levi Guimarães, iG São Paulo

O São Paulo não vence o Corinthians desde o dia 11 de fevereiro de 2007, quando bateu o rival por 3 a 1 em jogo válido pelo Campeonato Paulista. O tabu já é tão longo que a maioria dos jogadores do clube do Morumbi não sabe o que é vencer o clássico. Dos 32 jogadores que hoje compõe o elenco, apenas quatro já conseguiram superar o rival vestindo a camisa do São Paulo.

Além do goleiro Rogério Ceni, que está no time há mais de vinte anos, os outros jogadores que já sentiram o gosto de vencer o Corinthians são Richarlyson, Alex Silva e Miranda. Cada um participou de apenas uma vitória. O volante esteve nos 2 a 1 pelo Paulistão de 2006, enquanto os dois zagueiros estiveram presentes justamente no último triunfo, há três anos e nove meses.

Desde então, foram 10 jogos, com seis vitórias corintianas e quatro empates. Os rivais se enfrentaram cinco vezes pelo Campeonato Paulista e cinco pelo Brasileirão (em 2008 houve apenas um encontro, pelo Estadual, já que o time do Parque São Jorge disputou a Série B do Campeonato Brasileiro).

Outros jogadores, Bosco, Jean e Ilsinho, chegaram ao São Paulo enquanto vigorava o tabu anterior a favor da equipe - entre março de 2003 e julho de 2007 foram 13 jogos sem derrotas para o Corinthians, sendo oito vitórias e cinco empates. Os três, no entanto, nunca entraram em campo em um triunfo sobre o adversário. Já os outros 25 jogadores do grupo chegaram após a última vitória.

Assim, o grupo de atletas que busca encerrar o jejum pessoal no próximo domingo inclui jovens recém-promovidos das categorias de base, como Lucas e Casemiro, bicampeões brasileiros, como Jorge Wagner e Dagoberto e jogadores experientes, que já venceram o rival defendendo outros times, como Fernandão e Ricardo Oliveira.

Com os dois times separados por sete pontos na tabela do Brasileirão, os são-paulinos sabem que vencer será fundamental para manter as chances de classificação à Libertadores. E admitem encontrar motivação extra no tabu.

“Vai ser um grande jogo e esperamos sair com a vitória. O Corinthians tem uma boa equipe e nós temos obrigação de vencê-los. [O tabu] motiva. É um clássico, um rival, e temos totais condições de vencer, temos equipe para isso”, afirmou o zagueiro Miranda.

Já o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, preferiu tentar esquecer a recente marca negativa no clássico. “Nós não pensamos nisso, pensamos só no próximo jogo e estamos melhorando. Vai ser um jogo muito difícil, muito complicado, mas vamos mostrar nossa força e lutar”, disse o dirigente.

Leia mais sobre: São Paulo Corinthians Campeonato Brasileiro Rogério Ceni

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias