É importante que as pessoas saibam: futebol baiano não é só Ba-Vi! O Ypiranga já foi um clube muito importante, que representou os excluídos da sociedade baiana. Por isso, ganhou o título de "O Mais Querido" e foi um dos maiores clubes do estado. Não por acaso, teve torcedores famosos, como o escritor Jorge Amado, o músico João Gilberto e a futura santa Irmã Dulce.

Nos seus primeiros anos,  Ypiranga foi um clube importante por incluir pessoas de classes populares em seus quadros. Em uma época em que a Liga Baiana de Futebol tinha o apelido de Liga dos Brancos, o clube auri-negro rompeu essa nefasta tradição contando com atletas negros em seu elenco. Um deles foi Apolinário Santana, o Popó, considerado um dos maiores jogadores do futebol baiano e que foi eternizado na prosa de Jorge Amado no livro Bahia de Todos os Santos

Foi durante esses primeiros anos do futebol, aliás, que o Ypiranga começou a colecionar títulos: foram 10 estaduais (sendo o último em 1951) e um  Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste em 1951. 

Quer saber como o Ypiranga-BA hoje se tornou um Gigante Adormecido? Confira no nosso vídeo. 

Conheça o Última Divisão :

Youtube
Padrim
Facebook
Instagram
Twitter

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!