Ao que tudo indica, as instituições esportivas estão começando a entender (só agora) que o que faz a indústria girar é realmente o fã (ou torcedor, se preferir). Um recorte disso foi o Fórum da Máquina do Esporte que trouxe justamente essa discussão: o que entidades esportivas, clubes, atletas, meios de comunicação e patrocinadores estão fazendo pelo consumidor? E hoje, o Esporte é Experiência traz um exemplo da materialização de uma ação efetiva, que no caso é o app SPFC Basquetebol.

Em parceiria com a Spoten, São Paulo lança app para o basquete. Torcedor poderá adquirir ingressos e outras experiências por lá
Divulgação / São Paulo Futebol Clube
Em parceiria com a Spoten, São Paulo lança app para o basquete. Torcedor poderá adquirir ingressos e outras experiências por lá


O aplicativo que o São Paulo Futebol Clube lançou é focado em seu time de basquete. Por lá, o fã consegue resgatar ingressos (que são gratuitos!), ter estatísticas e notícias atualizadas dos campeonatos em que o time joga, além de ter mais detalhes sobre o elenco/comissão técnica. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto na App Store, quando na Play Store. 

E o que o clube ganha com isso?

No primeiro momento, o app funciona como mais um canal de conexão com seu consumidor. De maneira prática, é possível criar campanhas de push notification (sabe aqueles alertas que você recebe do seu app? Então, é isso) e promoções exclusivas. Porém, mais do que isso, o São Paulo efetivamente vai saber quem é o seu fã de basquete, ou, pelo menos, vai ter um detalhamento maior, tendo condições de se adaptar a esse mercado consumidor. 

Na prática, o app assume uma forma de marketplace, agregando informação e possibilidades comerciais, já que ele dispõe de tecnologia que o permite se conectar as outras redes de comunicação do clube, bem como patrocinadores e site oficial. O app foi desenvolvido pela Spoten, startup especialista em desenvolver, entre outras coisas, plataformas de loyalt, CRM e pagamentos digitais. Além do São Paulo, a empresa tem em seu portfólio clubes de futebol, como o Maringá. No basquete, há o Unifacisa, Brasília, Sodiê Mesquita, São José Basquete e a CBB (Confederação Brasileira de Basquete). 

Para entender melhor sobre a tecnologia e os benefícios, o Esporte é Experiência conversou com o CEO da Spoten, Ivan Sene. Confira a entrevista a seguir.  

1 - Como a Spoten ajuda o clube de futebol a se conectar com o fã/torcedor?

A Spoten está democratizando, e por que não, "Abrasileirando" a transformação digital no esporte, estabelecendo um novo canal para a interação entre clubes e seus torcedores. Utilizando uma abordagem orientada por dados centralizados em um único "datalake" para os clubes, criamos experiências personalizadas para os torcedores que vão além do jogo.  

Um exemplo notável é a implementação de sistemas de recomendação que analisam o histórico de interações do usuário para sugerir conteúdo, produtos e eventos sob medida para cada perfil. Imagine receber uma notificação do seu app, convidando-o para um evento exclusivo porque você apoia o clube há dez anos, ou imagine comprar seus ingressos, estacionamento ou alimentos/bebidas dentro de um único aplicativo do seu clube de coração. Isso não precisa ser realidade apenas em jogos da NBA ou da NFL em arenas supermodernas nos Estados Unidos. Através da nossa plataforma permitimos que isso aconteça aqui no Brasil, com os mesmos recursos e funcionalidades dos melhores clubes do mundo.   

Estas interações não se limitam aos dias de jogos ou eventos. Atuamos na rotina do torcedor levando informação, notícias, conveniências e benefícios de verdade dentro e fora de campo.  

2 - Olhando para o mercado esportivo atualmente, quais são as oportunidades que a empresa consegue enxergar para atuar?

No cenário esportivo atual, marcado por uma digitalização acelerada, nossa proposta é melhorar a integração digital dos fãs usando o clube de coração como facilitador desta jornada. Aproveitar a venda de um ingresso para a venda de uma conta digital é algo que apenas um clube esportivo consegue realizar com sucesso. Nós acreditamos que o clube pode ser muito além do que uma fonte de entretenimento na vida das pessoas. Ele pode ser um grande distribuidor de outros produtos e serviços, e se beneficiar destas novas fontes de receita no seu "pool" de receitas comerciais. 

3 - O app do São Paulo tem a intenção de proporcionar uma conexão mais próxima com o fã torcedor de basquete. Como funciona esse processo de fidelização junto com o time de marketing? Qual é a estratégia desenhada? 

Em colaboração com o São Paulo FC, a Spoten desenvolveu uma estratégia centrada no basquete, aproveitando o app do clube para fortalecer a lealdade dos torcedores. Através de quizzes interativos, enquetes e acesso a conteúdo exclusivo trabalhamos em parceria com o São Paulo para garantir que os torcedores se sintam parte da família do clube. Isso mostra como a tecnologia pode servir como uma ponte para fãs distantes geograficamente, criando uma comunidade global unida pela paixão pelo clube.  

Para o Clube, estamos criando um canal novo, e perpétuo de monetização junto aos seus patrocinadores e interessados em penetrar o ecossistema qual os torcedores que gostam do SPFC e de Basquete fazem parte.

4 - Ainda sobre o processo de fidelização e lealdade que pode proporcionar ganhos financeiros ao clube, outro benefício é o da experiência agregada por meio da tecnologia. Como você acha que, atualmente, ecossistemas como o da Spoten, IA e blockchain atuarão neste sentido da experiência do usuário? 

O ecossistema da Spoten já é enriquecido por IA e blockchain, e abre caminhos para experiências de usuário cada vez mais abrangentes e imersivas. Por exemplo, o uso de blockchain para a compra segura de ingressos minimiza o risco de fraude, e monetiza o clube nas vendas no mercado secundário, além de transformar o ingresso em um item colecionável e dinâmico - que vai muito além de um pedaço de papel.  

Em relação a IA, já temos interações mais naturais e intuitivas com cada torcedor dentro das nossas plataformas. Isso significa que um torcedor pode facilmente receber recomendações e mensagens personalizadas, encontrar informações sobre seu jogador favorito ou comprar ingressos para o próximo jogo sem sair do app, garantindo uma experiência segura, sem emendas e mais personalizada durante toda a jornada.  

5 - Sendo um ecossistema, a Spoten se apresenta ao mercado como uma startup que oferece os serviços de CRM, controle de acessos, plataforma customizada de loyalt, análise de dados entre outras coisas. É possível observar características/comportamentos únicos que são particulares do mercado consumidor esportivo?  

Com certeza. Hoje temos milhões de interações que nos revelam que o comportamento do consumidor esportivo é completamente diferente de um consumidor "tradicional". Na Spoten, já temos insights valiosos, como a importância da identidade de grupo e do pertencimento, e como estes hábitos variam por gêneros, idades e geolocalizações diferentes. Isso nos ajuda a moldar programas de recompensa, sorteios, benefícios e experiencias exclusivas, que capitalizam essas descobertas, fortalecendo a conexão emocional dos fãs com o clube. 

6 - Outro stakeholder importante do clube é o patrocinador. Como ele também é beneficiado nesse sentido? Como por exemplo, os que pode trazer de atrativo para os patrocinadores do São Paulo via app ou para outros patrocinadores que venham a se interessar?

A verticalização da nossa plataforma também oferece vantagens significativas para patrocinadores. Através de segmentação precisa e análise de dados, os patrocinadores podem direcionar suas mensagens para os segmentos mais relevantes da base de fãs, em um canal com conversões muito maiores do que qualquer outro, e com custos mais acessíveis. Por exemplo, um patrocinador focado em nutrição esportiva pode facilmente identificar e engajar torcedores interessados em saúde e fitness, maximizando o impacto de suas campanhas e vendas dentro dos nossos aplicativos.

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