Equipe do Triângulo Mineiro volta a sonhar com o G4 e a vaga direta nas quartas. Fla enfrenta líder Brasília no domingo

Em noite de festa da torcida flamenguista, que retornava ao ginásio da Gávea, o Uberlândia foi um mau convidado. O time mineiro derrotou o Flamengo por 90 a 88 e tirou-lhe a ponta da tabela do NBB, que agora é do Brasília. Os cariocas, agora, têm 18 vitórias em 25 partidas e ocupam a terceira posição, atrás ainda do Pinheiros, com campanha idêntica, mas que vence no confronto direto. Uberlândia ressurge na disputa por uma vaga no G4, com 17 vitórias em 26 jogos.

Marcelinho (4), marcado por Valtinho (9)
Divulgação
Marcelinho (4), marcado por Valtinho (9)
O técnico de Uberlâdia, Marco Aurélio dos Santos, o Chuí, enalteceu a atuação de seus atletas. “A equipe conseguiu marcar bem e todos os nossos jogadores participaram bem da partida, fazendo o jogo coletivo prevalecer”, afirmou Chuí. “Além disso, tivemos um bom aproveitamento ofensivo, já que passamos bem a bola e soubemos escolher o momento certo de finalizar. Temos que manter isso na sequência desta primeira fase, pois querermos concluir com o melhor posicionamento possível”.

O norte-americano Robby Collum foi o cestinha do jogo com 34 pontos. Seu compatriota Robert Day teve 17 pontos, enquanto o armador Valtinho Apolinário teve um ótimo desempenho, com o “double-double” de 16 pontos e 13 assistências.

Pelo Flamengo, o cestinha foi o também norte-americano David Teague, com 28 pontos. Em seguida, o ala Marcelinho Machado registrou 24 pontos. Os dois foram as únicas atuações individuais destacadas do time carioca.

O jogo

Apesar do equilíbrio, o Uberlândia dominou o começo do jogo mesmo jogando fora de casa. O time mineiro conseguiu o controle da partida em virtude do ótimo aproveitamento nas ações ofensivas. Foram nove oito acertos em nove tentativas. Em tiros longo, a equipe converteu quatro dos oito arremessos para fechar o primeiro quarto em vantagem: 28 a 23.

No segundo período, as defesas foram dominantes. Com os ataques falhando, o quarto teve menos pontos. O equilíbrio novamente favoreceu os mineiros. Com o empate em 12 pontos, o jogo foi para o intervalo com os visitantes à frente apesar dos sete pontos de David Teague para o Flamengo.

A parada entre o primeiro e o segundo tempo fez bem ao Flamengo. O time rubro-negro voltou melhor. Teague seguiu comandando a equipe. Foram dez pontos para o norte-americano no terceiro período. Com isso, a equipe carioca conseguiu a virada e entrou na reta final do duelo em vantagem: 64 a 62.

O ataque mineiro voltou a funcionar no momento decisivo. Foram três acertos em bolas de três pontos. O Uberlândia também se aproveitou do nervosismo do Flamengo. O time carioca fez muitas faltas e os visitantes aproveitaram os lances livres. Foram 11 no quarto. Com isso, os visitantes conseguiram nova virada e arrancaram para o triunfo.

No domingo, os dois times fazem grandes clássicos. O Uberlândia vai à capital de seu estado, onde enfrenta o Minas. Já o Flamengo recebe o Brasília, fazendo o clássico de maior rivalidade do basquete nacional.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.