Liepaja, Valmiera e a capital Riga serão os palcos dos 62 jogos que vão decidir quem tem a melhor seleção do mundo na categoria

O Mundial sub 19 da Letônia terá início nesta quinta-feira. As cidades de Liepaja, Valmiera e a capital Riga vão receber os 62 jogos previstos para serem realizados até o dia 10 de julho, quando a melhor seleção da categoria será coroada.

Liepaja hospedará partidas da primeira fase da competição e da disputa de 13ª à 16ª posições. O ginásio da cidade, o Liepaja Olympic Center, será o palco do início da campanha dos atuais campões do torneio, os EUA, que estão no grupo D e buscam o quinto título mundial.

Valmiera também ficará limitada a jogos da fase inicial. O Vidzeme Olympic Center, arena do município, vai ser a quadra em que o Brasil (grupo A) e os letões (grupo B) começarão suas caminhadas em busca da conquista inédita.

Terminada a primeira etapa de grupos do torneio, os jogos saem de Liepaja e Valmiera e passam a ser realizados em Riga, capital e maior cidade da Letônia. A Arena Riga receberá todas as partidas da segunda fase e dos playoffs decisivos.

Confira os ginásios em que vão ser disputados o Mundial sub 19:

Liepaja Olympic Center
FIBA / Divulgação
Liepaja Olympic Center
LIEPAJA OLYMPIC CENTER
Cidade: Liepaja
Ano de inauguração: 2008
Capacidade: 3.000 pessoas
Site oficial: http://www.loc.lv/
Jogos: Grupos C e D

O Liepaja Olympic Center tem cinco andares e possui instalações esportivas para a prática de vários esportes. O ginásio pode abrigar competições de basquete, vôlei, boxe, tênis de mesa, judô, luta livre, luta greco-romana e até concertos musicais.

Em 2010, o local foi uma das sedes do Campeonato Europeu Feminino sub 20, vencido pela seleção russa. As letonesas conquistaram a medalha de bronze.

Vidzeme Olympic Center
Reprodução
Vidzeme Olympic Center
VIDZEME OLYMPIC CENTER
Cidade: Valmiera
Ano de inauguração: 2005
Capacidade: 1.200 pessoas
Site oficial: http://www.voc.lv/index.php?lang=en
Jogos: Grupos A e B

O Vidzeme Olympic Center é uma arena multiuso que, além de basquete, recebe jogos de hóquei no gelo da primeira divisão da Letônia, vôlei, handebol e futebol. O centro também tem rinque de patinação para uso público e cafés, o que atrai público de 500 pessoas por dia para suas instalações.

Nos últimos dois anos, o ginásio recebeu jogos do Campeonato Europeu Feminino sub 20 de 2010 e o Campeonato Europeu Feminino sub 16 de 2007.

Arena Riga
Divulgação
Arena Riga
ARENA RIGA
Cidade:
Riga
Ano de inauguração: 2006
Capacidade: 11.200 pessoas
Site oficial: http://www.arenariga.com/en/
Jogos: Grupos E, F e playoffs

A Arena Riga é utilizada para competições de basquete, hóquei no gelo, luta livre, luta greco-romana, conferências e shows musicais. Atualmente, é a casa dos dois principais times de hóquei da cidade – Dinamo Riga e HK Riga – e já recebeu atrações como o grupo circense “Cirque du Soleil” neste ano.

Apesar dos vários esportes que abriga, a arena foi construída com o intuito de receber o Campeonato Mundial Masculino de hóquei de 2006, vencido pela Suécia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.