Tamanho do texto

Ala do Los Angeles Lakers deverá disputar algumas partidas pelo LoKoKo Loimaa, da liga profissional de basquete do país

Não contente em tentar mudar o seu nome para Metta World Peace , o ala Ron Artest resolveu tomar mais uma atitude inusitada. O jogador do Los Angeles Lakers aproveitará seu período de férias na NBA para jogar no basquete finlandês.

Aleksi Valavuori, diretor do LoKoKo Loimaa, equipe da primeira divisão da liga profissional da Finlândia, confirmou que Artest será reforço do time a um jornal do país. “Nós já temos tudo acertado e posso dizer felizmente que ele jogará aqui”, afirmou.

O ala tem contrato garantido com o Lakers até 2012 e uma opção de extensão automática para 2013 com salário previsto em US$ 7,2 milhões (mais de R$ 11 milhões). Por isso, o acordo com a equipe finlandesa deverá ser de apenas alguns jogos.

Artest vai dar sequência a uma tradição recente de ídolos da NBA que participaram de exibições especiais na Finlândia. Campeões da NBA ao lado de Michael Jordan, Dennis Rodman e Scottie Pippen atraíram grandes públicos para assistir jogos no país em 2005 e 2008, respectivamente.

Para Valavuori, porém, a passagem do atleta do Lakers pelo basquete finlandês tem um valor ainda mais especial. “Esta é uma continuidade das visitas de Rodman e Pippen, mas a diferença é que agora estará aqui um jogador na melhor forma de sua carreira”, disse. “Ele não está vindo para cá depois de aposentado”.

Na temporada 2010/11, Artest participou de 82 partidas e teve médias de 8,5 pontos, 3,3 rebotes e 1,5 roubo de bola. O especialista defensivo esteve presente à série em que o Lakers deu vexame nas semifinais da Conferência Oeste, perdendo com a vantagem de mando de quadra para o Dallas Mavericks por 4 a 0 .

    Leia tudo sobre: NBA