Tamanho do texto

Nas últimas três temporadas todos os líderes de conferência avançaram na primeira rodada dos playoffs

Jogadores do Spurs se reúnem na derrota para o Memphis
Getty Images
Jogadores do Spurs se reúnem na derrota para o Memphis
O San Antonio Spurs pode amargar um feito que não acontece desde 2007. A derrota por 104 a 86 para o Memphis Grizzlies na noite desta segunda-feira deixou a equipe do brasileiro Tiago Splitter em uma situação delicada na série. Agora, o time precisa vencer três jogos seguidos para evitar a queda precoce de um líder de conferência.

O San Antonio fechou a temporada regular como melhor time da Conferência Oeste. O desempenho garantiu ao Spurs o confronto contra o Memphis, oitavo colocado e teoricamente equipe mais frágil entre os classificados.

No entanto, o bom desempenho dos Spurs na primeira fase da competição não tem se repetido nos playoffs. A equipe do brasileiro Splitter foi derrotada três vezes em quatro encontros com o Memphis. Para se manter vivo na busca por mais um título, o San Antonio precisa vencer os três jogos que restam na série.

Caso não consiga, o Spurs repetirá um vexame que não acontece desde 2007. Nos últimos três anos, nenhum líder de conferência na temporada regular foi eliminado ainda na primeira rodada. A última vez que isso aconteceu foi com o Dallas Mavericks. Na ocasião, o rival texano do San Antonio foi superado pelo Golden State Warriors.

Durante a temporada, o Spurs venceu 61 jogos e perdeu apenas 21. Em apenas cinco oportunidades um time que conseguiu vitórias em pelo menos 60 partidas foi superado ainda na primeira rodada.