Europeus batem canadenses por 94 a 73 e garantem uma das quatro vagas do Grupo F. Lituânia também está nas quartas de final

Em confronto direto por uma vaga nas quartas de final, a Sérvia confirmou seu favoritismo e derrotou o Canadá por 94 a 73. Com a vitória, a equipe se garantiu entre os quatro primeiros colocados do Grupo F e finalizou a segunda fase da competição com campanha de quatro triunfos e dois reveses.

O destaque sérvio foi o ala Djorde Drenovac, que saiu de quadra com 14 pontos e seis rebotes. O ala-pivô Marko Gujanicic e o ala-armador Bogdan Bogdanovic contribuíram com 13 pontos e sete rebotes cada. O segundo ainda deu quatro assistências.

O ala Junior Lomomba foi o principal anotador canadense, com 14 pontos. O pivô Sim Bhullar (11 pontos) e o ala-armador Philip Strubb (10) também conseguiram dígitos duplos em pontuação.

A seleção da Sérvia resolveu a partida com um dominante primeiro tempo, abrindo confortável vantagem ainda nos quartos iniciais. O time saiu do primeiro período com diferença de nove pontos em seu favor (23 a 14) e seguiu no comando das ações, melhorando o desempenho nos dois lados da quadra e indo para o intervalo com 47 a 26.

Nos dois quartos finais, os sérvios tiveram somente o trabalho de conter os poucos momentos mais inspirados dos canadenses para fechar o jogo e comemorar a classificação. Agora, a Sérvia espera os resultados do Grupo E para conhecer seu adversário nas quartas de final. Já o Canadá disputará lugar entre a 9ª e 12ª posição da competição.

Lituânia também garante vaga

Enfrentando os já eliminados egípcios , a Lituânia também não teve problemas para se recuperar da derrota na prorrogação contra os EUA e assegurar sua classificação para a etapa de quartas de final. Os europeus venceram a equipe africana por 78 a 59.

O pivô Jonas Valanciunas foi o líder lituano mais uma vez, anotando 17 pontos e pegando 13 rebotes. O armador Reinaldas Simanavicius contribuiu com 14 pontos e o ala-armador Deividas Pukis somou mais 13.

No entanto, o destaque individual do confronto foi o pivô Assem Ahmed, do Egito, que saiu de quadra com 23 pontos e 19 rebotes. O armador Omar Mohamed anotou 14 pontos.

Assim como os sérvios, a seleção da Lituânia também confirmou sua vitória nos dois primeiros períodos. A vantagem de 23 a 9 aberta nos 10 minutos inaugurais seria o bastante para garantir um caminho sem problemas até o término do confronto, mas a equipe continuou expandindo sua diferença no marcador e saiu do primeiro tempo com 46 a 25.

Com o resultado garantido, os lituanos apenas administraram a partida até o cronômetro zerar e a classificação ser confirmada oficialmente. Como os sérvios, o time aguarda os placares do Grupo E para conhecer o adversário nas quartas de final. O Egito, como o Canadá, entra na disputa de 9º a 12º lugares.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.