Sérvios vencem seleção de segunda melhor campanha do torneio por 93 a 74 e vão enfrentar Argentina ou Rússia na próxima fase

A seleção da Sérvia aprontou a segunda surpresa das quartas de final do Mundial Sub 19 ao eliminar os favoritos australianos, donos da segunda melhor campanha das duas primeiras fases, por 93 a 74. Com a vitória, os europeus se garantem entre as quatro melhores equipes do mundo na categoria.

O ala-pivô Luka Mitrovic e o ala Djordje Drenovac foram os cestinhas sérvios, com 17 pontos cada um. O armador Aleksandar Cvetkovic fez 15 pontos, pegou cinco rebotes e deu quatro assistências. O ala-armador Petar Lambic saiu de quadra com 12 pontos e seis rebotes.

Pelo lado australiano, o ala-armador Hugh Greenwood anotou 25 pontos e foi o maior pontuador do confronto. O ala Anthony Drmic marcou 15 pontos, enquanto o também ala Mitchell Creek acumulou 11 pontos e seis rebotes.

A Sérvia começou melhor a partida e tomou o controle das ações no primeiro quarto, quando anotou dez dos primeiros 13 pontos do jogo. Os australianos tentaram se recuperar por meio das bolas de três pontos de Greenwood, mas o adversário seguiu melhor e terminou o período com vantagem de 22 a 12.

Os australianos voltaram melhor para o segundo período e equilibraram as ações nos cinco minutos iniciais, impedindo um maior distanciamento do oponente. Então, antes do intervalo, iniciou uma recuperação e, anotando 11 dos últimos 14 pontos do quarto, foram para os vestiários perdendo por 42 a 38.

O sucesso antes do intervalo sugeria que a Austrália tinha totais condições de virar a partida e fazer jus a sua posição de favorito. E, nos primeiros cinco minutos do terceiro período, se manteve bem e com pequena desvantagem no placar. Os reta final do quarto, porém, seria um desastre.

Os australianos não marcaram nenhum ponto nos cinco minutos finais e viram sua defesa desmoronar, permitindo 17 ao adversário. Liderados por Cvetkovic, a Sérvia disparou no marcador e foi para os dez minutos finais com vantagem de 69 a 48. A partir daquele momento, bastou administrar o resultado para alcançar sua quinta e mais importante vitória na competição.

Os sérvios enfrentarão o vencedor da partida entre Croácia e Argentina, que acontece ainda nesta sexta-feira, em uma das semifinais. A outra será entre Lituânia e Rússia . Já a Austrália passa a disputar posição entre o quinto ao oitavo lugares.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.