Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Sérvia e Lituânia superam altos e baixos e decidem Mundial Sub 19

Em final na Letônia, Sérvios brigam pela segunda conquista enquanto os lituanos tentam troféu inédito da competição

iG São Paulo |

Lituânia e Sérvia farão neste domingo a decisão do Mundial Sub 19 disputado na Letônia. As duas equipes irão se enfrentar às 15h15 do horário de Brasília. A partida pode representar a segunda conquista sérvia na história da competição. Os lituanos vão em busca do troféu inédito.

Para qualificar-se para a decisão, a Sérvia passou por altos e baixos, mas mostrou força na reta decisiva. Na primeira fase, a equipe acabou superada pelos EUA e avançou com a segunda colocação no Grupo D após vitórias sobre Egito e China.

Divulgação
Jonas Valanciunas faz a cravada para a Lituânia
Logo na abertura da segunda fase, os sérvios foram derrotados pela Lituânia , rivais da decisão. Os lituanos levaram a melhor. A Sérvia se recuperou do revés com triunfos sobre Canadá e Croácia .

Já na fase quartas de final, o ataque sérvio funcionou e a equipe passou com tranquilidade pela Austrália. A vaga na decisão veio com um triunfo em uma partida bastante equilibrada contra a Argentina.

A Lituânia também teve momentos de altos e baixos. A equipe começou a campanha com uma derrota diante da Croácia. Contudo, os triunfos sobre Coreia e Canadá garantiram os lituanos na segunda fase. No Grupo, a equipe foi superada apenas pelos EUA.

Nas quartas a Lituânia encarou e passou pela Polônia. Já na semifinal, os lituanos avançaram com um triunfo sobre a Rússia , equipe responsável pela maior zebra do torneio ao eliminar os EUA.

Para chegar até a decisão, a Lituânia contou com grande atuação do pivô Jonas Valanciunas . O jogador lidera o campeonato em pontos (21,4), rebotes (14,6) e também em tocos (3,2).

Outra aposta da Lituânia é o bom desempenho de seu ataque. Com 91,1 por partida, a equipe é a melhor entre as 16 seleções que iniciaram a disputa. Em aproveitamento, a equipe aparece na segunda posição com 47,2%.

Já a Sérvia tem uma defesa mais equilibrada. Os sérvios sofreram em média 72,1 pontos nos oito jogos que fizeram. Já a Lituânia tem sede 72,9 por partida. Os lituanos também erram mais: 15,1 a 13,1.

Esta será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam na decisão do Mundial Sub 19. Campeã em 2007, a Sérvia volta à final após ficar fora do pódio em 2009. Já a Lituânia volta a conquistar uma medalha após oito anos. A equipe conseguiu a prata em 2003 na única vez em que decidiu a disputa.

Leia tudo sobre: Mundial Sub-19

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG