Aplicando forte defesa, time catalão triunfa por 74 a 64 e fica a duas vitórias da conquista de mais um título da liga ACB

O Barcelona contou com o apoio de sua torcida para iniciar com vitória a busca pelo seu 13º título da liga ACB . O time catalão venceu sem dificuldades o Bilbao por 74 a 64 e manteve a vantagem de mando de quadra na disputa pelo título da temporada.

O principal destaque do time vencedor foi Erazem Lorbek, responsável por 24 pontos e sete rebotes. Além disso, o ala-pivô converteu os três arremessos de três pontos que tentou no decorrer da partida.

Lorbek foi auxiliado por três companheiros de time, que anotaram nove pontos cada: o ala-armador Juan Carlos Navarro, o ala Alan Anderson e o pivô Boniface Ndong, que ainda saiu de quadra com dez rebotes.

Pelo lado basco, o pontuador máximo e único jogador a passar de dez pontos foi o ala Chris Warren, com 12 pontos. O ala-pivô belga Alex Hervelle contribuiu com oito pontos e nove rebotes.

O jogo

A vitória do Barcelona começou a ser construída desde os primeiros minutos de confronto. Impondo uma forte defesa, os catalães foram soberanos no quarto inicial e aproveitaram as falhas do adversário para disparar no marcador.

Sob o comando de Lorbek, que anotou 11 pontos no primeiro período, o time da casa saiu dos 12 minutos iniciais com liderança de 26 a 12 e vantagem suficiente para administrar o restante do confronto.

O Bilbao voltou melhor para o segundo quarto e equilibrou as ações, chegando a diminuir a desvantagem para sete pontos (28 a 21). Mas, com Lorbek no banco de reservas, surgiram Anderson e Navarro para comandar uma nova arrancada catalã. No intervalo, o Barcelona liderava por 43 a 31.

Como o placar sugeria, o controle da equipe local era amplo também nas estatísticas. Os catalães não apenas tinham melhor aproveitamento nos arremessos de quadra (41% de acerto contra 36% do oponente), mas também liderava a briga pelos rebotes por 23 a 21 e tinha vantagem de 9 a 6 nas assistências.

Depois de um primeiro tempo pouco produtivo, a conversa nos vestiários deveria ser o fator que traria o Bilbao novamente para o jogo. No entanto, o que acontece foi exatamente o contrário. O Barcelona anotou 14 dos 16 primeiros pontos do terceiro período e elevou sua diferença para mais de 20 pontos.

Com apenas quatro arremessos convertidos e quatro desperdícios de bola no quarto, os bascos foram superados por 21 a 9 e entraram nos 12 minutos decisivos perdendo por 64 a 40. Mesmo fazendo um bom período final e batendo os a equipe da casa – já com seus reservas – por expressivos 24 a 10, os visitantes não ofereceram perigo ao triunfo do Barcelona.

Os dois times voltam a se enfrentar na tarde deste sábado, novamente na Catalunha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.