Pré-temporada dos times ia começar no dia 3 de outubro, mas foi cancelada por causa do locaute na liga

Getty Images
David Stern teria dito que franquias querem reduzir a parte dos jogadores nos lucros
A discordância entre jogadores e a NBA causou o primeiro grande problema para a realização da temporada 2011/2012. Nesta sexta-feira, a entidade anunciou que os treinamentos foram adiados, e grande parte dos jogos de pré-temporada foram cancelados por conta da falta de acordo a NBPA, a Associação de Jogadores da NBA.

No início deste mês pensava-se que, conforme o ritmo das negociações entre NBA e NBPA, o locaute poderia ser solucionado a tempo de que os prazos fossem mantidos. No entanto, com o passar das semanas, as duas entidades foram se distanciando, o que gerou reclamação de ambos lados.

Suspensos por tempo indeterminado, os treinos da liga norte-americana de basquete começariam no próximo dia 3 de outubro. As partidas de pré-temporada marcadas entre os dias 9 e 15 do mesmo, por sua vez, foram canceladas, em uma tentativa de ainda salvar o calendário caso o acordo seja fechado nos próximos dias. Quarenta e três jogos seriam disputados durante essa semana.

"Infelizmente chegamos a um ponto do calendário onde não somos capazes de abrir os treinamentos a tempo, e precisamos cancelar a primeira semana de jogos de pré-temporada", afirmou Adam Silver, vice-comissário da NBA. "Nós tomaremos outras decisões como garantia", contou.

A reunião da última quinta-feira foi determinante para o adiamento. De acordo com a emissora norte-americana 'ESPN', o comissário David Stern teria dito que as franquias querem reduzir a parte dos jogadores nos lucros da NBA para menos de 50%. Eles, no entanto, teriam aceitado diminuir de 57 para 54% - fator principal da discordância entre a NBA e a NBPA.

    Leia tudo sobre: nba
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.