Tamanho do texto

Paula, Hortência, Helen e Amaury Pasos conversaram com atletas e técnicos que se preparam para o Pré-Olímpico

As seleções brasileiras masculina e feminina de basquete resolveram investir na memória dos atletas para motivar os seus elencos atuais. Tanto que as duas equipes receberam a visita de ex-jogadores de importantes passagens com a camisa verde e amarela. Amaury Pasos visitou o treino dos homens na noite desta terça-feira, enquanto que Magic Paula, Hortência e Helen Luz visitaram o elenco das mulheres na manhã desta quarta.

Ex-jogadoras da seleção brasileira que foi medalha de prata nos Jogos de Atlanta-1996 , Magic Paula, Hortência e Helen foram até o ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). Lá, elas observaram o treino do time do técnico Ênio Vecchi e conversaram com as atletas, relembraram seu passado de atletas com as novas jogadoras e tiraram foto com a seleção atual.

"Esse ginásio lembra bons momentos da minha vida como atleta. Não tive muito contato com essa geração do basquete feminino, mas quero muito me integrar e conhecê-las melhor. Estou bastante contente de estar aqui hoje", disse Paula.

Já Hortência, como diretora das seleções femininas da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), enalteceu a preparação da equipe para o Pré-Olímpico das Américas, que será disputado no final do mês de setembro em Neiva, na Colômbia.

"Estou muito feliz com a oportunidade de a seleção estar treinando aqui em Americana. É uma cidade aconchegante e que tem tradição no basquete feminino. Esta tudo correndo bem e dentro do planejado", afirmou.

Helen, que pasou boa parte da carreira em Americana, comemorou a oportunidade de visitar a cidade que lhe traz boas recordações em meio a uma visita à atual seleção brasileira.

"É bom voltar para casa depois de tantos anos. Joguei aqui em Americana durante muito tempo e foi aonde fiz a minha despedida. É muito bacana as meninas estarem se preparando em Americana, que é uma cidade que está recebendo muito bem a seleção", analisou Helen.

Seleção masculina recebe Amaury Passos

Amaury Passos conversa com o técnico Ruben Magnano nesta manhã
Divulgação/CBB
Amaury Passos conversa com o técnico Ruben Magnano nesta manhã
A seleção masculina de basquete, por sua vez, realizou um treinamento na noite desta terça-feira (9) no ginásio Antônio Prado Júnior, do Clube Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), e contou com a ilustre presença do ex-ala/pivô Amaury Pasos.

Amaury, duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas (Roma-1960 e Tóquio-1964), e bicampeão mundial (Chile-1959 e Brasil-1963), encontrou com o treinador argentino Rubén Magnano antes do treino e elogiou o seu trabalho à frente da seleção brasileira, demonstrando confiança nos jogadores que atenderam a convocação e treinam para o Pré-Olímpico de Mar del Plata (ARG), que começará no dia 30 de agosto.

"Tenho esperança que o Brasil conseguirá a classificação para as Olimpíadas depois de tanto tempo.. A competiçãoserá difícil, com adversários qualificados, mas tenho impressão que desta vez vamos nos classificar. Desejei ao Magnano boa sorte nesta empreitada", explicou Pasos. A seleção masculina não participa do torneio olímpico de basquete desde os Jogos de Atlanta-1996 .

Magnano agradeceu ao apoio de Amaury e exaltou a postura dos atletas brasileiros durante a fase de treinos para o Pré-Olímpico, principalmente após a vitória no torneio amistoso Super Four , disputado no último final de semana na Venezuela.

"Estou muito contente com o empenho e dedicação de todos os jogadores, que trabalharam em ritmo forte, mesmo depois de uma viagem bastante desgastante no retorno da Venezuela. Isso é importante para que a equipe siga crescendo e chegue bem preparada ao Pré-Olímpico", relatou o treinador da equipe brasileira.

Nesta quarta-feira (10), a seleção masculina realiza um jogo-treino fechado contra a Wichita State University, às 20h no ginásio do Paulistano, na capital paulista. Já a seleção feminina segue a fase de treinos para o Pré-Olímpico de Neiva, marcado entre os dias de 24 de setembro a 1º de outubro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.