Seleções fazem a final do campeonato continental que vale uma vaga na disputa dos Jogos Olímpicos de 2012

A final do Campeonato Europeu de basquete chegou ao seu momento decisivo. Rússia e Turquia irão fazer a final da competição neste domingo em Lodz na Polônia. Além do troféu de campeão continental, quem vencer a partida que acontece às 15h30 de Brasília irá garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Após 66 jogos, a Eurobasket conhecerá suas campeãs. Após campanhas com altos e baixos, Rússia e Turquia irão se enfrentar na decisão. Curiosamente as duas equipes saíram do mesmo grupo na primeira fase.

Russa Svetlana Abrosimova tenta a jogada
Divulgação
Russa Svetlana Abrosimova tenta a jogada
As duas seleções estavam no Grupo A da competição. A Rússia avançou com duas vitórias e uma derrota, ficando na segunda colocação e atrás da Lituânia. Já a Turquia conseguiu apenas um resultado positivo nos três jogos que fez. No confronto direto, melhor para as russas: 80 a 65.

As seleções levaram os resultados da primeira fase para a disputa do Grupo E. Por conta disso, a Turquia entrou na disputa já pressionada. Após a derrota para a República Tcheca, as turcas venceram a Grã-Bretanha e levaram a melhor sobre Belarus na briga pela última vaga.

A campanha russa na segunda fase foi parecida com a da Turquia. A equipe foi derrotada por Belarus na abertura do Grupo E. Contudo, a Rússia se recuperou e bateu República Tcheca e Grã-Bretanha para avançar com a terceira vaga.

Rússia e Turquia mostraram força nas quartas de final. As duas equipes enfrentaram seleções com campanhas superiores. As russas jogaram contra a Letônia e venceram por 83 a 72. Já as turcas levaram a melhor por 56 a 44 contra as até então invictas montenegrinas.

Com muita tranquilidade, a Rússia voltou a vencer a República Tcheca para conseguir um lugar na decisão. Já as turcas levaram a melhor em um jogo bastante equilibrado contra a França.

A armadora Elena Danilochkina tem comandado o time russo. A jogadora é a principal cestinha da equipe com 14,1 pontos de média. Pelo lado das turcas, a pivô Nevriye Yilmaz é quem mais colabora na pontuação com 14,6 por jogo.

Para vencer, a Rússia aposta na boa produção de seu ataque. A equipe russa lidera a estatística de pontuação com 70,3 pontos de média. A Turquia aparece apenas na nona colocação neste quesito com desempenho de 62,9 por partida.

Já a Turquia apresentou bom desempenho defensivo na competição. Com média de 59,9 pontos cedidos, a equipe foi a quarta que menos sofreu. Já a Rússia é a oitava melhor com 63,5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.