Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

"Rookie Challenge" abre o final de semana das estrelas da NBA

Partida entre calouros e atletas no segundo ano de carreira marca o pontapé inicial do "All-Star Weekend" de 2011

iG São Paulo |

O “All-Star Weekend” começa na noite desta sexta-feira. O evento que marca o início da grande festa do basquete norte-americano, que será realizada em Los Angeles, é o ”Rookie Challenge” – jogo disputado entre calouros e segundoanistas.

A abertura da festa, na verdade, será às 22h, com o jogo de celebridades. Astros da televisão, do cinema e da música estarão em ação ao lado de alguns jogadores do Harlem Globetrotters e ex-atletas da NBA, como Scottie Pippen, B.J. Armstrong, Magic Johnson e Bill Walton.

À meia-noite, o "All-Star Weekend" começa pra valer, com a partida envolvendo as promessas da NBA. O "Rookie Challenge" é disputado desde 1994, mas nas primeiras edições envolvia apenas calouros, divididos em times do Leste e do Oeste. A fórmula atual, com os novatos e segundoanistas medindo forças, só foi adotada a partir do ano 2000.

E desde que o confronto passou a ser realizado neste formato, os novatos só saíram de quadra vencedores em três oportunidades: 2000, 2002 e 2010.

Getty Images
Tyreke Evans, MVP do "Rookie Challenge" em 2010
A vitória dos "rookies" em 2010 interrompeu uma hegemonia dos "sophomores" que já durava sete anos. O principal responsável pelo feito foi Tyreke Evans, armador do Sacramento Kings. No entanto, o MVP do evento no ano passado não estará em ação em 2011. Com uma lesão no pé esquerdo, foi cortado e será substituído por James Harden, do Oklahoma City Thunder.

O histórico do “Rookie Challenge” indica que algumas das grandes estrelas da liga da atualidade já se destacaram no passado neste duelo entre aspirantes a astros. São os casos de Amar’e Stoudemire, Carmelo Anthony e Kevin Durant – vencedores do prêmio de MVP em 2004, 2005 e 2009, respectivamente.

Evans, que levou o troféu para a casa no ano passado, certamente espera seguir o exemplo destes três jogadores. Por outro lado, existem alguns atletas que já brilharam neste evento, mas que dificilmente serão chamados um dia para a disputa do jogo das estrelas. São os casos de Wally Szczerbiak, MVP de 2001, e Daniel Gibson, ganhador de 2008.

Para um jogador em especial, esta partida não será o ponto alto do final de semana no Staples Center. O ala-pivô Blake Griffin é um dos atletas selecionados para fazer parte da equipe de calouros. Mas as ótimas apresentações nesta temporada de estreia renderam ao jovem astro do Los Angeles Clippers uma vaga também no evento principal - o jogo das estrelas, que ocorre no domingo.

Veja abaixo a lista dos jogadores que farão parte do “Rookie Challenge” de 2011:

Calouros  
Eric Bledsoe (Los Angeles Clippers) Armador
DeMarcus Cousins (Sacramento Kings) Pivô
Derrick Favors (New Jersey Nets) Ala
Landry Fields (New York Knicks) Ala-armador
Blake Griffin (Los Angeles Clippers) Ala-pivô
Wesley Johnson (Minnesota Timberwolves) Ala-armador
Greg Monroe (Detroit Pistons) Pivô
Gary Neal (San Antonio Spurs) Ala-armador
John Wall (Washington Wizards) Armador

Segundoanistas  
DeJuan Blair (San Antonio Spurs) Pivô
DeMar DeRozan (Toronto Raptors) Ala-armador
Stephen Curry (Golden State Warriors) Armador
Taj Giibson (Chicago Bulls) Ala-pivô
James Harden (Oklahoma City Thunder) Ala-armador
Jrue Holiday (Philadelphia 76ers) Armador
Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder) Ala
Brandon Jennings (Milwaukee Bucks) Armador
Wesley Matthews (Portland Trail Blazers) Ala-armador

 

Leia tudo sobre: rookie challengenbaall-star game

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG