Ala vem se empenhando em arrecadar dinheiro para instituições que trabalham com questões relacionadas à saúde mental das pessoas

A ação que coloca Artest entre os concorrentes ao prêmio é a sua dedicação em levantar fundos para questões relacionadas à saúde mental. O atleta chegou a leiloar o anel de campeão conquistado com o Lakers na última temporada e arrecadou uma quantia de cerca de US$ 650 mil, que foi doada a algumas instituições de caridade que tratam deste problema.
Os outros três atletas ao lado de Artest na disputa pelo prêmio são os pivôs Dwight Howard (Orlando Magic) e Marcus Camby (Portland Trail Blazers) e o ala Kyle Korver (Chicago Bulls).O vencedor será eleito por um grupo de 150 jornalistas norte-americanos e será divulgado após o término da temporada regular.
A premiação, que carrega o nome do presidente da NBA entre os anos de 1963 e 1975, é realizada anualmente desde a temporada 1974/75. O premiado em 2010 foi o pivô do Sacramento Kings Samuel Dalembert, por conta dos serviços prestados no suporte às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, seu país natal, no ano passado.