Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Rodada de clássicos regionais marca esta sexta no NBB

Brasília e Uberlândia brigam na capital federal, capixabas lutam para largar lanterna e Paulistano e Pinheiros duelam em São Paulo

Thiéres Rabelo, iG São Paulo |

Vários clássicos e rivalidades regionais estarão em quadra na 11ª rodada do NBB nesta sexta-feira. Seis dos sete jogos serão em horários simultâneos, enquanto Brasília e Uberlândia, o grande destaque da rodada, começa às 20h30, com transmissão do SporTV para todo o Brasil.

Divulgação
Valtinho, armador do Uberlândia, tentará vencer seu ex-time
Na capital federal, além da rivalidade criada pela proximidade das duas cidades, a grande disputa pelas posições mais altas também entrará em quadra. O campeão nacional é o terceiro colocado no momento, com 16 vitórias em 22 jogos, um aproveitamento de 72,7%. Já os mineiros não estão muito longe, ocupando a quinta posição, com 16 vitórias em 24 partidas, para um aproveitamento de 66,7%.

Como diz a gíria do futebol, este será um “jogo de seis pontos”, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto. No turno, os mineiros fizeram valer o mando de quadra e venceram por 94 a 84 e uma nova vitória seria garantia de uma posição mais alta, caso termine com o mesmo número de vitórias dos candangos.

"O jogo promete ser bom, pois são duas equipes lutando pelas primeiras posições”, afirmou o armador Nezinho dos Santos, do Brasília. “É um jogo que temos que vencer, já que perdemos o confronto em Uberlândia. Sabemos que o campeonato está afunilando e todos querem vencer nessa reta final para ter vantagem nos playoffs".

Um trunfo para os mineiros poderá ser o armador Valtinho Apolinário, que era o armador titular do Brasília na campanha do título nacional do ano passado. “O Brasília joga há muito tempo junto e eles são muito fortes”, disse Valtinho. “Estava lá no ano passado, saíram alguns jogadores, mas a base permaneceu. Todo muito se conhece muito bem e sabe o que fazer em quadra".

Divulgação
Cestinha do torneio, Marcelinho Machado tentará ajudar o Fla a não deixar o Pinheiros escapar

Empatado com o Pinheiros na liderança, mas perdendo no critério desempate de confronto direto, o Flamengo recebe o Minas e busca a terceira vitória seguida. Para terminar na ponta da tabela, os cariocas já não dependem mais das próprias forças e dependem de uma derrota do Pinheiros, pois perderam ambos os confrontos diretos.

"Será mais um jogo difícil para a gente, pois o Minas tem um time forte e qualquer desatenção pode ser fatal”, afirmou o armador Hélio Lima. “Vamos aproveitar a vantagem de jogar em casa para impor nosso ritmo desde o começo".

Recuperação é a palavra para o Minas. A equipe da capital mineira perdeu suas últimas três partidas e, na nona posição, corre o risco de não se classificar às quartas de final. Para o compromisso no Rio de Janeiro, o treinador argentino Nestor Garcia contará com as voltas do americano Bernard Robinson e do pivô Guilherme Hubner, que não enfrentaram o Joinville na última rodada.

Finalmente, em São Paulo, o Paulistano recebe o Pinheiros em seu ginásio no Jardim América. O mau posicionamento do Paulistano no campeonato, os jogadores do Pinheiros não creem que a partida será fácil. Pelo menos é o que diz o ala-pivô Olivinha Nascimento: "Apesar do momento que o Paulistano está passando, temos que respeitar o adversário, que dentro de casa vem fazendo jogos bastante duros".

Confira a rodada completa do NBB desta sexta-feira:

Bauru x Assis (20h)
Vitória x Vila Velha (20h)
Araraquara x Franca (20h)
Limeira x São José (20h)
Flamengo x Minas (20h)
Paulistano x Pinheiros (20h)
Brasília x Uberlândia (20h30)

A classificação do NBB:

1º Pinheiros: 17-6 (73,9%)*
2º Flamengo: 17-6 (73,9%)
3º Brasília: 16-6 (72,7%)
4º Franca: 15-7 (68,1%)
5º Uberlândia: 16-8 (66,6%)
6º Bauru: 15-8 (65,2%)
7º Joinville: 15-9 (62,5%)
8º São José: 13-10 (56,5%)
9º Minas: 12-11 (52,1%)
10º Limeira: 10-13 (43,4%)
11º Araraquara: 6-16 (27,2%)
12º Paulistano: 6-16 (26%)
13º Assis: 5-18 (21,7%)
14º Vila Velha: 5-19 (20,8%)
15º Vitória: 5-19 (20,8%)

*vence Flamengo no confronto direto

 

Leia tudo sobre: nbbbrasíliauberlândia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG