As duas seleções já estavam classificadas pelo Grupo E. Turquia e Rússia também vencem seus jogos e se garantem nas quartas

Já classificadas para as quartas de final, República Tcheca e Lituânia se enfrentaram nesta segunda-feira para definir quem ficaria com a primeira colocação do Grupo E do Eurobasket feminino, que está sendo disputado na Polônia . Em um jogo bastante equilibrado, as tchecas levaram a melhor e venceram por 63 a 59.

Eva Vitecková foi o grande destaque da vitória da República Tcheca. A ala foi a cestinha do confronto com 26 pontos e ainda apanhou sete rebotes. A ala-armador Katherina Elhotova colaborou com 15 pontos. Já a pivô Ilona Burgrová somou oito pontos, 11 rebotes e dois tocos.

Eva Vitecková, destaque tcheco
EFE
Eva Vitecková, destaque tcheco
A principal jogadora da Lituânia foi a ala-armadora Ausra Bimbaite, dona de 15 pontos, oito rebotes e três assistências. A outra atleta da equipe que atingiu o duplo dígito na pontuação foi a pivô Gintare Petronyte, que fez 11 pontos e ainda pegou cinco rebotes.

Nas quartas de final, a República Tcheca terá pela frente a Croácia . O jogo acontecerá na quarta-feira (29). Já a Lituânia enfrenta a França na quinta (30).

O jogo

Houve muito equilíbrio no início, com as duas equipes bastante próximas no placar. Isso até o ataque das tchecas entrar em pane e ficar os quatro últimos do primeiro quarto sem pontuar. A Lituânia se aproveitou da situação e conseguiu abrir distância um pouco mais folgada, finalizando o período à frente por 22 a 14.

A vantagem chegou a atingir os 11 pontos depois de uma cesta seguida de um lance livre certeiro de Sandra Linkeviciene. As lituanas venciam naquele momento por 33 a 22, mas o oponente reagiu a partir daí. Com uma defesa mais eficiente, a República Tcheca anotou 13 dos últimos 16 pontos da primeira metade e foi para os vestiários perdendo por apenas um ponto: 36 a 35.

O bom momento da seleção tcheca teve sequência no retorno do intervalo. Decorridos cerca de cinco minutos na segunda metade, Burgrová fez uma bandeja que deu à equipe oito pontos de superioridade: 45 a 37.

A Lituânia não deixou que o rival ampliasse a liderança, mas permaneceu a maior parte do tempo em inferioridade. Chegou a virar depois de um tiro de três pontos convertido por Marina Solopova a seis minutos do fim. Mas a situação favorável durou pouco tempo, pois as tchecas responderam com seis pontos consecutivos e não largaram mais a ponta do marcador, conquistando assim a vitória e a liderança do grupo.

Turquia e Rússia classificadas

Outras duas partidas válidas pelo Grupo E foram realizadas nesta segunda. Em confronto direto pela vaga na próxima fase, a Turquia derrotou Belarus por 65 a 56 e vai enfrentar Montenegro na quinta (30).

No outro jogo, a Rússia bateu a Grã-Bretanha por 62 a 59 e também carimbou passaporte à fase seguinte. O adversário nas quartas será a Letônia e o confronto acontece na quarta (29).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.