Seleção tcheca supera começo irregular e conta com grande atuação de Elhotova para vencer a segunda. Letônia derrota França

A República Tcheca venceu mais uma na Eurobasket feminina disputada na Polônia. A equipe não começou bem, mas se recuperou e com grande atuação de Katerina Elhotova venceu a Grã-Bretanha por 60 a 45 na tarde deste domingo.

Foi a segunda vitória das tchecas em dois jogos na competição. Agora, a equipe divide a liderança do Grupo B com Belarus. As duas equipes já estão classificadas para a segunda fase e se enfrentam nesta segunda-feira para ver quem fechará com a primeira colocação. A outra vaga da chave será disputada entre Grã-Bretanha e Israel.

Britânica Johannah Leedham tenta arremesso
Divulgação
Britânica Johannah Leedham tenta arremesso
Katerina Elhotova foi o nome do jogo. A armadora fez 27 pontos e foi a cestinha da partida. A jogadora ainda colaborou com seis rebotes e duas assistências. A ala Jana Veselá também teve atuação destacada e ficou perto de um "double-double" ao marcar dez pontos e pegar sete rebotes. Pelo lado da Grã-Bretanha a melhor foi Johannah Leedham com 14 pontos.

Além da boa atuação de Katerina Elhotova, outra chave para a vitória da República Tcheca foi o bom desempenho defensivo. A equipe permitiu apenas 23% de acerto nas ações ofensivas às britânicas.

O jogo

A República Tcheca não começou bem a partida. A equipe cometeu nove erros no primeiro quarto. Com isso, as tchecas encerraram o período inicial atrás no marcador mesmo com aproveitamento melhor nos arremessos. Foram nove perdas de bola no ataque. Com isso, as britânicas se aproveitaram para fechar os dez primeiros minutos com 13 a 9 no marcador.

A parada do primeiro para o segundo período ajudou as tchecas. Mais equilibrada, a equipe voltou melhor. Com nove pontos seguidos, a República Tcheca conseguiu virar o placar e impôs um jejum de cinco minutos sem pontuar às britânicas.

A segunda metade do período foi mais equilibrada. No entanto, a República Tcheca conseguiu manter o controle da partida. Embora tenha ficado dois minutos sem pontuar, as tchecas fecharam o primeiro tempo com quatro pontos de vantagem: 27 a 23.

A seleção da Grã-Bretanha não conseguiu voltar bem do intervalo. Logo nos primeiros minutos do terceiro período, as britânicas viram a desvantagem chegar a dez pontos pela primeira vez na partida. A República Tcheca entrou nos dez minutos finais com 13 à frente: 45 a 38.

O quarto final começou com predomínio dos sistemas defensivos. Melhor para a República Tcheca. A equipe passou a gastar as posses de bola para manter o conforto no placar. Sem reação, as britânicas não conseguiram incomodar o conforto das tchecas no comando do marcador.

Letônia vence e embola grupo

A Letônia precisou de uma prorrogação, mas surpreendeu a França. Em um jogo bastante equilibrado, o time letão velou a melhor sobre as francesas e venceu por 59 a 56 na tarde deste domingo na Polônia pela segunda rodada do Eurobasket.

O resultado deixou a situação do Grupo D completamente embolada. Todas as quatro equipes possuem uma vitória e uma derrota. Na próxima segunda-feira, a França joga contra a Grécia. Já a Letônia encara a Croácia. As equipes que vencerem avançam. A terceira vaga será decidida nos critérios de desempate.

A armadora Elina Babkina foi a grande responsável pela primeira vitória da Letônia no torneio. Foram 26 pontos para a jogadora. Pelo lado da França, a melhor foi Endene Miyem com 12 pontos. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.