Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Quarta temporada do NBB passará a ter jogo único na final

Presidente da Liga Nacional de Basquete disse que decisão foi tomada levando em conta mais o critério financeiro do que o técnico

Luís Araújo, iG São Paulo* |

A Liga Nacional de Basquete (LNB), apresentou nesta sexta-feira a fórmula de disputa da quarta edição do NBB, que terá algumas mudanças significativas em relação ao campeonato que está em andamento. A novidade que mais chamou a atenção é o fato de o campeão passar a ser decidido num jogo único, que será realizado no dia 10 de junho de 2012, com transmissão ao vivo em TV aberta pela Rede Globo.

Segundo o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, esta transmissão em TV aberta não aconteceria caso a final continuasse sendo decidida em série melhor-de-cinco. E a medida foi tomada levando em consideração o benefício econômico que as equipes terão.

“Os clubes estão com dificuldades financeiras, dependem das prefeituras e de patrocinadores”, disse Monadjemi, que ainda admitiu: “Se tivermos que comprometer um pouco a parte técnica para isso, nós iremos fazer isso”.

A quarta edição do NBB, que contará com 18 times, terá início em 30 de outubro deste ano. Na primeira fase, nada muda em relação à fórmula de disputa deste campeonato: todos os times se enfrentam em turno e returno.

As alterações começam após esta fase. Os quatro primeiros já garantem vaga direta para as quartas-de-final. Os oito clubes que terminarem entre o quinto e o 12º lugares jogarão o “playoff de classificação”, que consiste em quatro confrontos melhor-de-cinco.

Os vencedores destes confrontos juntam-se aos quatro melhores times da primeira fase para a disputa das quartas de final, que também serão realizadas em séries melhor-de-cinco.

Mas os playoffs terminam por aí, pois os quatro times sobreviventes disputarão um quadrangular, com jogos de ida e volta entre si. Ao final de seis jogos, os dois times que tiverem melhor retrospecto realizam a final em jogo único no dia 10 de junho de 2012, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres.

*O repórter Luís Araújo viaja a Franca a convite do NBB

Leia tudo sobre: nbbkouros monadjemi

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG