Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Primeira parte do NBB 2010/11 indica vantagem dos visitantes

Times que atuaram longe de casa venceram 26 vezes ao longo dos 50 jogos disputados, contra 24 triunfos dos mandantes

iG São Paulo |

O campeonato do NBB faz uma pausa neste fim de ano e só volta a ser disputado em 2011. Até este momento, ocorreram 50 partidas ao longo das oito rodadas realizadas. E os visitantes têm levado vantagem sobre os mandantes: em 26 oportunidades, os times que atuaram fora de casa saíram de quadra com a vitória, contra 24 triunfos das equipes que jogaram diante da sua torcida.

O Pinheiros tem um dos melhores retrospectos como visitante: venceu quatro dos cinco jogos que realizou longe de casa. João Marcelo, técnico do time da capital paulista, credita este dado ao equilíbrio que vem dando o tom à competição. Mas acredita que as coisas devem mudar no decorrer da disputa.

“Vejo que este aspecto mostra cada vez mais o nivelamento técnico entre as equipes”, afirmou o treinador. “E pelo menos neste início de temporada, tem se confirmado assim. Acho difícil isso durar o campeonato todo. A tendência é que o aproveitamento seja um pouco maior para os donos da casa, que os mandantes tenham uma condição normal de vantagem”.

Esta opinião contrasta com a de José Vidal, comandante do Brasília – equipe líder da competição e que venceu todos os seus três confrontos longe de casa. Ele julga que não é sempre que as equipes encontram dificuldade em atuar no ginásio do adversário e que os visitantes podem continuar se dando bem no decorrer do torneio.

José Pires/Divulgação
Brasília, de Alex, venceu todos os jogos fora de casa e lidera a competição
“Acho que algumas equipes têm uma torcida bastante forte, e tem outros lugares que você não tem tanta influência da torcida”, disse Vidal. “Isso pode fazer a diferença. Acho que a tendência é essa, as equipes mais qualificadas vão conseguir mais vitórias, mesmo fora de casa”.

O retorno do campeonato está previsto para o dia 7 de janeiro, com a realização de sete partidas válidas pela nona rodada. É a partir desta data que será possível começar a observar qual das duas previsões se concretizará: se os visitantes vão seguir melhores, como pensa José Vidal, ou se João Marcelo tem razão ao afirmar que os mandantes vão recuperar a vantagem.

Leia tudo sobre: NBBJoão MarceloPinheirosJosé vidalbrasília

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG